terça-feira, 1 de outubro de 2013

A demência no idoso foi discutida e Bragança. A LVTV foi descobrir quanto custa assegurar a qualidade de vida do idoso com a doença e perceber se os maus tratos e a violência são uma realidade na terceira idade.


Há cada vez mais idosos com demência à procura de um lugar em instituições particulares de solidariedade social em Bragança. E nem sempre encontram uma resposta imediata.
A constatação é de Paula Pimentel, directora técnica da Fundação Betânia, uma das instituições envolvidas na organização de um fórum que assinalou ontem o Dia Internacional do Idoso. “Cada vez aparecem-nos mais pedidos de acolhimento para pessoas com demência e os familiares aflitos querem a todo o custo arranjar uma resposta imediata, que nem sempre há. 
A nossa realidade é esta e dada a dificuldade de estratégias que resultem no cuidado directo quisemos trazer especialistas e assinalar assim o dia”, realça Paula Pimentel.  
A criação de uma unidade especializada para tratar pessoas com demência na região pode ser uma das soluções para dar resposta ao aumento do número de casos. Mas, Paula Pimentel lembra que para isso é preciso apoios. “Os custos que acarreta tratar de pessoas com demência implica que haja um número três vezes maior do que seria uma equipa normal de apoio à pessoa idosa. 
Cada vez mais faz sentido equipas multidisciplinares, mais exigentes em termos de prestação de cuidados e também mais numerosas, porque pessoas com demência exigem um acompanhamento permanente”, salienta Paula Pimentel. A falta de apoios para pessoas com demência é um dos problemas com que se deparam as famílias destes doentes. 
Marta Melo, da Associação Portuguesa de Alzheimer, diz que é urgente criar o Plano Nacional para as Demências. “Começa logo pelo facto de a doença não ser reconhecida como uma doença crónica, como acontece por exemplo com a diabetes, em que os doentes têm benefícios. No caso das demências não há esses apoios e os encargos caem todos sobre as famílias”, acrescenta Marta Melo.
O Dia Internacional do Idoso foi assinalado ontem, em Bragança, com a realização de um fórum, sobre a Demência na pessoa idosa, organizado pela Fundação Betânia e pelos Centros Sociais e Paroquiais de Izeda e de Coelhoso.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário