Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

ALFÂNDEGA DA FÉ: UM CONJUNTO DE 22 CRUZES EM EXPOSIÇÃO NO CENTRO CULTURAL MESTRE JOSÉ RODRIGUES

Está patente no Centro Cultural Mestra José Rodrigues em Alfândega da Fé até ao dia 03 de dezembro, uma exposição composta por 22 cruzes construídas em diversos materiais da autoria de 14 artistas “conceituados” no campo das artes plásticas. 
A exposição de carácter itinerante tem como tema “ Obra Incorporada”, onde nomes como o de Fernando Reis, Agostinho Santos, José Rodrigues, António Cunha, Ana Maria, entre outros.
“Esta exposição surgiu com a ideia de fazer a ligação com a Jornadas Culturais de Balsemão cuja temática foi o diálogo entre a Cultura e a Fé”, explicou à RBA  Ana Duque do município de Alfândega da Fé.
De acordo com o catálogo da exposição, “ a cruz é provavelmente um dos símbolos humanos mais antigos e utilizados em todas as religiões, com predominância para a católica”.
A base para o desafio para esta exposição foi lançada pelo arquiteto Fernando Reis a um grupo de 22 artista que cada e com a sua imaginação construíram uma cruz com recurso a diversos materiais.
“Apesar das diferentes visões técnicas e estilos empregues há, contudo, uma vertente que sobrevive em todas as peças que, se encontram num
Na exposição está ainda patente uma cruz em bronze, de médias dimensões, da autoria do mestre José Rogues e que fará parte da Rota Turística “Os Frescos da Fé” que abrange algumas localidades do concelho de Alfândega da Fé e composta por seis núcleos.

Sem comentários:

Enviar um comentário