Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Austeridade pode agravar pobreza na região

As novas medidas de austeridade que constam do Orçamento de Estado para 2014 podem vir a agravar a situação de pobreza que se vive na região transmontana. 
A constatação é do Núcleo Distrital de Bragança da Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN) que ontem realizou um Flash Mob com os utentes de várias instituições da cidade para assinalar o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. “Decidimos realizar este flash mob para alertar a comunidade e os governantes para a necessidade de criação de uma sociedade mais justa e igualitária com medidas e políticas que promovam a dignidade humana porque com as medidas que têm sido tomadas vemos que pouca ou nada está a ser feito para combater a pobreza”, refere a técnica do núcleo, Ivone Florêncio, acrescentando que “até agora a pobreza estava associada a determinados grupos da sociedade mas as actuais medidas de austeridade têm arrastado para esta situação pessoas que até aqui tinham uma vida mais ou menos digna”.
A técnica do Núcleo Distrital de Bragança da Rede Europeia Anti-Pobreza não tem dúvidas que a situação social vai degradar-se. “A situação vai piorar quer para os grupos socialmente mais vulneráveis quer para a população em geral pois este Orçamento de Estado corta de forma cega afectando a classe média e os mais desfavorecidos”, afirma.
Ivone Florêncio critica a actuação do Governo para resolver a pobreza e defende a criação de uma estratégia nacional. “As medidas a tomar não podem passar apenas por medidas assistencialistas porque não dignificam as pessoas em situação de pobreza. É preciso uma estratégia nacional de luta contra a pobreza com objectivos concretos e metas específicas”, defende a responsável.
O Núcleo Distrital de Bragança da EAPN a assinalar o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza com um flash mob para sensibilizar a população para a necessidade de implementar medidas que promovam a dignidade humana.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário