O Instituto Politécnico de Bragança está a organizar uma reunião do projecto “La Manche”, que é financiado pelo programa TEMPUS da Comissão Europeia.
O objectivo é promover a modernização da educação em alguns países da Europa de Leste. “O projecto é liderado por uma instituição búlgara e tem outros parceiros europeus que no fundo potenciam essa formação. Nomeadamente Portugal, representado pelo Instituto Politécnico de Bragança, mas também outros países como a Grécia, França, Reino Unido e a própria Bulgária.
O objectivo é promover a cooperação com países terceiros, ou seja com países fora da União Europeia, mais propriamente países na fronteira da europa, o caso presente é com países de leste (Arménia, Bielorrússia, Geórgia, Ucrânia e Moldávia) explica o vice-presidente do IPB.
Luís País adianta, ainda, que estas reuniões pretendem formar dirigentes das instituições da Europa de Leste. “Esta é a terceira reunião do projecto, as reuniões tem o objectivo de divulgação do próprio projecto e ao mesmo tempo treino dos dirigentes, ou seja a plateia não é de comuns professores e estudantes, são reitores, vice-reitores dessas instituições dos países terceiros e o objectivo do encontro é fazer a própria divulgação do que o projecto tem resultado e uma parte muito importante é o próprio treino em termos da liderança dos dirigentes dessas instituições. O projecto assenta num conceito que é como promover a mudança em termos da gestão destas instituições de forma a que se abram a outras cooperações e fiquem melhores”.
Esta reunião do projecto “La Manche” está decorrer no IPB até sábado e conta com a participação de 80 dirigentes de 23 Universidades de países de Leste e da União Europeia.
Escrito por Brigantia
Sem comentários:
Enviar um comentário