Um grupo de nove médicos esteve este fim-de-semana em Vinhais a dar consultas gratuitas à população.
A equipa constituída por profissionais de várias especialidades trabalha em hospitais do Porto e há 20 anos que se dedica a percorrer o país em acções de solidariedade.
O porta-voz do grupo revela que foram detectados casos graves. “Nenhum de nós tem qualquer interesse comercial com esta acção e a prova é que vimos para locais distantes do Porto, vimos apenas num espírito de colaboração”, refere António Massa, acrescentando que “acabamos por detectar muitos casos atempadamente pois vimos uma doente que vimos no centro de saúde tinha três manchas no corpo que eram cancros de pele”.
Além do centro de saúde, o grupo de médico percorreu também os lares de idosos do concelho.
No Centro Social de Moimenta, os utentes foram observados e ficaram satisfeitos com o atendimento. “Uma vez feri-me aqui na testa e doía-me um bocadinho, o médico tratou-me e aliviou”, conta Imperatriz Pinto.
Também António José de Almeida “tinha um sinal na cara que me aleijava ao fazer a barba e o médico deitou-me aqui qualquer coisa. É bom que venham estes médicos de fora porque aqui custam a chegar”. “Eu gostei do atendimento e é bom que venham cá para que a gente fique melhor”, refere Ilda da Conceição Morais.
A iniciativa foi apoiada pela câmara municipal. O vice-presidente salienta que de outra forma muitos idosos tão teriam possibilidade de ser observados em determinadas especialidades.“Isto é importante atendendo às dificuldades que as pessoas têm para terem acesso a este tipo de cuidados médicos”, afirma Luís Fernandes. “Ainda por cima são especialidades que não existem aqui e assim permite às pessoas poupar tempo e dinheiro. De outra forma não teriam acesso a elas sem terem de se deslocar ao litoral”, conclui.
Dermatologia, ortopedia, ginecologia, pneumologia e cirurgia foram algumas das especialidades médicas que a população de Vinhais pode aceder este fim-de-semana, de forma gratuita, através deste grupo de médicos.
Escrito por Brigantia
Sem comentários:
Enviar um comentário