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SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

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COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Plano multimodal pretende "ressuscitar" linha férrea do Tua

O investigador do MIT Portugal Eduardo Beira considerou hoje, em Alijó, que o plano multimodal proposto para o Tua, que junta o comboio, funicular ao barco, vai "permitir ressuscitar" a linha ferroviária do Tua.
"É um mal menor, é o passar dos tempos, as infraestruturas também morrem, não são eternas. É aquilo que é possível fazer com uma linha que foi feita há 130 anos em condições e circunstâncias completamente diferentes", salientou o responsável.
Eduardo Beira coordena o estudo histórico da linha ferroviária do Tua e do vale do Tua, que envolve ainda investigadores da Universidade do Minho, e está a ser realizado no âmbito do Aproveitamento Hidroelétrico de Foz Tua.
A construção deste empreendimento implica a submersão de parte da linha ferroviária do Tua. Em consequência disso, foi elaborado um plano de mobilidade, que está a ser gerido pela Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua (ADRVT), e vai implicar um investimento de 40 milhões de euros.
À EDP caberá um investimento de 10 milhões de euros, enquanto os 30 milhões de euros serão provenientes de fundos comunitários.
Para o Tua propõe-se um sistema multimodal, que começará pelo transporte ferroviário até à barragem, com subida do paredão através de um elevador panorâmico (funicular) e depois viagem de barco até à Brunheda, onde se entrará novamente no comboio até Mirandela. A linha será reabilitada entre a Brunheda e o Cachão.
"Isso é um ressuscitar de uma linha que, neste momento, está parada", salientou Eduardo Beira.
Para o investigador, este plano, dentro de um contexto especialmente turístico, "pode ser uma grande oportunidade para a região".
"Um renascimento em moldes um pouco diferentes, mas o possível numa linha com 130 anos e construída com características que tornam muito difícil a sua reabilitação como linha de transporte interlocal", frisou.
O especialista falava à margem da conferência internacional "Railroads in Historical Context" que reúne, em Alijó, 40 investigadores internacionais, operadores turísticos do Douro e responsáveis pela EDP.
O operador Ricardo Costa, que trabalha na zona do Pinhão (Douro), afirmou que a sua empresa está interessada neste novo produto turístico proposto para o Tua, que diz que pode potenciar a vinda de mais turistas ao território.
"É uma área nova, é uma captação de negócio novo que tem vantagens e riscos enormes, há aqui aspetos delicados a ter em consideração uma vez que vai haver interligação entre barco, funicular e comboio. Temos que articular tudo isto", salientou.
Também a operadora Matilde Costa considerou que este produto pode ser "uma mais-valia" que se pode articular com o trabalho já desenvolvido pela sua empresa no Douro.
David Salvador trabalha na parte do Douro Internacional e considerou também que se trata de um "projeto com muito futuro e hipóteses".
A barragem de Foz Tua representa um investimento de 370 milhões de euros e deverá entrar em funcionamento em setembro de 2016.
A construção deste empreendimento tem sido muito criticada por ambientalistas e defensores da linha do Tua.

Lusa

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