Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Alfândega da Fé é dos Municípios mais transparentes de Portugal

Alfândega da Fé lidera ranking dos melhores Municípios no índice de transparência Municipal. A autarquia ocupa a segunda posição num estudo comparativo entre as 308 Câmaras Municipais do país, realizado pela TIAC - Transparência e Integridade, Associação Cívica.
O estudo foi efetuado com base na informação disponibilizada no site dos municípios, de acordo com 76 indicadores, agrupados em sete dimensões. A análise recaiu sobre a organização, composição social e funcionamento do município; planos e relatórios; impostos, taxas, tarifas, preços e regulamentos; relação com a sociedade; contratação pública; transparência económico-financeira; transparência na área do urbanismo. Alfândega da Fé obteve 59 pontos, Figueira da Foz teve 61, Batalha surge em terceiro lugar com 58 pontos.
Estes resultados foram apresentados a 30 de outubro, em Lisboa, numa sessão que contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, Berta Nunes, como oradora convidada. Na altura, a edil reconheceu a importância de tornar a informação municipal acessível e transparente, salientando que “é com base na transparência que se constrói a confiança”.
Berta Nunes referiu-se a este “ranking” como um “bom indicador, resultado de um trabalho de organização e modernização interna, numa lógica de prestação de um melhor serviço público, contribuindo para uma maior relação de proximidade entre a autarquia e os munícipes.” A autarca considerou, ainda, que este resultado serve como um estímulo para continuar este trabalho, procurando otimizar as potencialidades oferecidas pelas novas tecnologias da informação neste campo.
O índice de Transparência Municipal é um projeto da TIAC, desenvolvido em parceria com o instituto de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa ( ICS-UNL); o Instituto Superior Técnico (IST-UTL); o Núcleo de Estudos em Administração e Políticas Públicas da Universidade do Minho ( NEAPP-UM) e o Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro (GOVCOPP-UA).

in:noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário