Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Espanha fica com mais-valias dos cogumelos apanhados em Trás-os-Montes

É urgente criar legislação para regular a apanha e comercialização de cogumelos em Portugal. O alerta é do presidente da Associação Micológica da Terra Fria a Xixorra.
Francisco Torrão diz que, por exemplo, na zona de Miranda do Douro os cogumelos silvestres são vendidos do lado de lá da fronteira abaixo do preço justo e são os espanhóis que ficam com a mais-valia do produto.
“A Terra Fria Transmontana é uma região rica em cogumelos, muitos deles são vendidos para Espanha. Em Portugal não existe legislação, nós temos alertado as autoridades para essa situação e pensamos que se está a tratar do assunto. O cogumelo é vendido em Espanha a um preço muito baixo. Por exemplo, numa fábrica em Espanha pagam os cogumelos a cerca de 10 euros, se os comprar lá paga-os a mais de 20 euros”, sustenta o responsável.
Em Macedo de Cavaleiros a situação repete-se. O presidente da Associação Micológica Terras de Roquelho, Porfírio Lima, não tem dúvidas que são os espanhóis que estão retirar as mais-valias dos cogumelos apanhados na região.
“Neste momento há um excesso de procura sem regras e isso pode pôr em causa algumas espécies. As espécies melhores são colhidas em excesso e vendidas a preços muito reduzidos para os espanhóis, que depois os exportam para França e para Itália e ganham muito mais do que nós que somos os donos do produto”, realça Porfírio Lima.
Em Espanha já regras para a apanha e comercialização de cogumelos. O investigador espanhol, Juan António, alerta que a apanha sem regras em Portugal pode contribuir para a extinção de alguns fungos.
“É um recurso que se esgota. Por isso, é necessário regulá-lo para contribuir para uma gestão sustentável do sector”, alerta o investigador.
Os cogumelos silvestres apanhados sem regras na região transmontana estão a ser aproveitados pelas fábricas espanholas, que ficam com as mais-valias do produto.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário