A aldeia de Cidões, no concelho de Vinhais, recebe amanhã mais uma edição da Festa da Cabra e do Canhoto.
Uma festa ancestral que tem vindo a ganhar dimensão ano após ano. Uma tradição de origem celta, pois comemora-se o ano novo celta Samhain, e que este ano se realiza na noite de dia 2 de Novembro em vez da habitual data, que era na passagem de 31 de Outubro para 1 de Novembro, em virtude de este ultimo dia ter deixado de figurar como feriado, e com o objectivo de que mais visitantes se possam juntar à tradição.
Uma festa que cumpre determinados rituais, como o acender da fogueira e respectivo canhoto e pela degustação da cabra “matchorra” confeccionada no pote.
A organização está a cargo da Associação Raízes da Aldeia de Cidões. Maria João Pereira, explica-nos alguns dos rituais com que tem inicio a festa.“Vamos ter o ritual da queimada, o ritual do acendimento da fogueira pelas deusas, que vão ter um destaque simbólico na nossa festa. Vão simbolizar a parte do bem do ritual”, conta.
A festa continua pela noite dentro com música e outros rituais celtas. “Vamos ter também o bode que vai ser queimado, simboliza o diabo, vai ser puxado pelas deusas celtas. Muito perto da meia noite vai chegar o diabo que vai lançar a desordem na aldeia. Por último vamos ter a actuação do grupos de música celta”, sublinha Maria João Pereira.
Ao longo de toda a noite come-se e bebe-se vinho da terra, jeropiga e o “ulhaque”, uma bebida típica de Cidões para aquecer o espírito, junto à fogueira, com o intuito de afastar o azar.
A Câmara de Vinhais apoia esta festa ancestral. Roberto Afonso, vereador da autarquia destaca a importância que este género de eventos tem para o turismo em Vinhais. “É uma festa que acontece durante uma noite inteira, que não se faz com receitas próprias, e seria impossível realizar-se sem o apoio da Câmara de Vinhais”, afirma o vereador.
Mais uma edição da festa da cabra e do canhoto em Cidões, Vinhais, este ano a realizar-se Sábado, dia 2 de Novembro, com destaque também para o facto de haver um autocarro à disposição de quem quiser juntar-se à festa celta desta aldeia.
Escrito por Rádio Vinhais (CIR)
Sem comentários:
Enviar um comentário