MCLT denunciou o furto dos 190 metros de carril e pediu esclarecimentos à REFER
Foram roubados 190 metros de carril na Linha do Tua, perto da estação de Abreiro, no concelho de Mirandela.
O Movimento Cívico pela Linha do Tua (MCLT) denunciou o furto à REFER que, no seu entender, a situação "só deriva do facto de continuar a haver um vergonhoso impasse sobre a resolução da situação da Linha do Tua, que encoraja este tipo de crime por prevaricadores que não se coíbem de saquear o material ferroso desta via-férrea", refere o comunicado tornado público, no passado dia 19 de Novembro.
O fundador do MCLT, Daniel Conde, considera que o roubo dos carris é uma situação muito grave, pois, impossibilita a passagem de material circulante entre a Ribeirinha e Codeçais e que poderia mesmo levar ao descarrilamento do veículo especial de inspecção da via da REFER.
“Num espaço de três anos já é a terceira que se passa um acontecimento gravíssimo desta natureza. Aconteceu uma vez, em plena via, entre o Cachão e Vilarinho, outra vez foi na estação de Santa Luzia e agora é este caso”, explica Daniel Conde.
O director executivo da Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua, José Silvano, lamenta o sucedido e realçou que o plano de mobilidade tem que avançar “o mais rápido possível sob pena de continuarem a roubar o material ferroso”.
No ofício enviado à REFER, o MCLT questionou também a empresa sobre a data de abertura do troço Brunheda- Cachão.
REFER confirma furto
Contactado pelo Jornal Nordeste, o gabinete de comunicação da REFER confirmou que se tratou realmente de um furto e que já lavrou o respectivo auto de notícia. Referiu, também, que é intenção da empresa proceder à recolocação do carril de modo a garantir a circulação das máquinas de inspeção no itinerário. No entanto, não respondeu à questão da reabertura do troço Brunheda-Cachão.
De recordar que, dos 60 quilómetros que restam da Linha do Tua, que ligava Bragança à Linha do Douro, no Tua, a maior parte está desativada, fazendo-se apenas circulação ferroviária entre Mirandela e o Cachão.
in:jornalnordeste.com
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário