Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Linha do Tua volta a ser assaltada

MCLT denunciou o furto dos 190 metros de carril e pediu esclarecimentos à REFER
Foram roubados 190 metros de carril na Linha do Tua, perto da estação de Abreiro, no concelho de Mirandela.
O Movimento Cívico pela Linha do Tua (MCLT) denunciou o furto à REFER que, no seu entender, a situação "só deriva do facto de continuar a haver um vergonhoso impasse sobre a resolução da situação da Linha do Tua, que encoraja este tipo de crime por prevaricadores que não se coíbem de saquear o material ferroso desta via-férrea", refere o comunicado tornado público, no passado dia 19 de Novembro.
O fundador do MCLT, Daniel Conde, considera que o roubo dos carris é uma situação muito grave, pois, impossibilita a passagem de material circulante entre a Ribeirinha e Codeçais e que poderia mesmo levar ao descarrilamento do veículo especial de inspecção da via da REFER. 
“Num espaço de três anos já é a terceira que se passa um acontecimento gravíssimo desta natureza. Aconteceu uma vez, em plena via, entre o Cachão e Vilarinho, outra vez foi na estação de Santa Luzia e agora é este caso”, explica Daniel Conde.
O director executivo da Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua, José Silvano, lamenta o sucedido e realçou que o plano de mobilidade tem que avançar “o mais rápido possível sob pena de continuarem a roubar o material ferroso”. 
No ofício enviado à REFER, o MCLT questionou também a empresa sobre a data de abertura do troço Brunheda- Cachão.
REFER confirma furto
Contactado pelo Jornal Nordeste, o gabinete de comunicação da REFER confirmou que se tratou realmente de um furto e que já lavrou o respectivo auto de notícia. Referiu, também, que é intenção da empresa proceder à recolocação do carril de modo a garantir a circulação das máquinas de inspeção no itinerário. No entanto, não respondeu à questão da reabertura do troço Brunheda-Cachão.
De recordar que, dos 60 quilómetros que restam da Linha do Tua, que ligava Bragança à Linha do Douro, no Tua, a maior parte está desativada, fazendo-se apenas circulação ferroviária entre Mirandela e o Cachão.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário