Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Ruralnet vendeu 50 mil euros de produtos regionais em menos de um ano

Um dos primeiros projetos portugueses de venda de produtos regionais na Internet foi recuperado em Bragança e, em menos de um ano, despachou 50 mil euros de encomendas para diversas partes do mundo.
O Ruralnet nasceu há 15 anos no Instituto Politécnico de Bragança (IPB) como uma loja virtual para venda de produtos regionais de Trás-os-Montes e outras regionais do país.
O projeto de comércio eletrónico vendeu durante alguns anos "cabazes" de compras, mas acabou por ser desativado até que, no início de 2013, uma ideia de um estudante do IPB "reabriu" a loja virtual que já soma "50 mil euros" em vendas.
Os dados foram avançados à Lusa por José Adriano docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão que atualmente coordena o Gabinete de Empreendedorismo do IPB, e que foi o autor da ideia, em 1998, no âmbito de uma tese de doutoramento.
Um estudante do politécnico, Manuel Lobo, apareceu com um projeto de empreendedorismo idêntico e o Ruralnet foi reativado, tornando-se numa empresa com um posto de trabalho e um estágio profissional, além do envolvimento de dois docentes do gabinete de empreendedorismo.
A empresa criou uma plataforma de apoio em Alfândega da Fé, onde a autarquia local cedeu um espaço para armazenamento dos produtos.
A loja 'gourmet' virtual de produtos tradicionais permite adquirir os mais variados produtos e serviços, desde queijos, a vinhos, azeite, enchidos, doces, artesanato a turismo.
O Ruralnet aceita encomendas de vários países com entregas ao domicílio e têm à disposição dos cibercompradores, no sítio a Internet, um simulador que lhes permite saber os preços e o custo final da encomenda com os produtos pretendidos.
O projeto conta com a parceria de produtores, empresas e outros agentes, que encontram nesta ferramenta também um meio para promover e vender os seus produtos e serviços.
O Ruralnet tem também espaço reservado para os clientes se expressarem e onde alguns dos que fazem encomendas dão conta das condições em que as mesmas chegaram ao destino, fazem apreciações sobre os produtos e em várias mensagens surge a promessa de "nova encomenda".

Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário