Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

VIMIOSO: INCENTIVOS À NATALIDADE PREMIARAM ESTE ANO QUARENTA BEBÉS

Quarenta bebés nasceram este ano no concelho de Vimioso, representando quase o dobro face à média de nascimentos registada na última década, informou a autarquia, que mantém uma política de incentivos à natalidade. 
"Este foi o ano recorde em termos de nascimentos, com 40 bebés registados em Vimioso desde 2002, ano em que o município lançou um incentivo de apoio à natalidade no concelho", disse o presidente da autarquia, Jorge Fidalgo, que falava no decurso da iniciativa "Bebé do Ano".
Em média, o número de nascimentos de crianças nos últimos 10 anos situava-se nos 25. Em 2013, foram registados 40. Na soma das partes, a autarquia de Vimioso contabiliza cerca de 300 bebés nascidos desde 2002 em todo o concelho.
"Dos 300 bebés nascidos em Vimioso na última década, o que é muito pouco, apesar de tudo e em ano de crise como 2013 foi aquele em que registamos mais nascimentos", acrescentou.
A autarquia de Vimioso começou com “incentivo à natalidade" de 500 euros e nos últimos anos dobrou o montante.
Perante os números apresentados, o autarca referiu que há condições no seu concelho para fixação de jovens casais tanto ao nível da educação, de habitação e de incentivos à criação do próprio negócio ou empresas, bem como ao nível dos apoios que câmara atribui às famílias mais carenciadas.
"Com alguns atrativos e que este ano rondam os 60 mil euros só no apoio à natalidade, é fácil viver em Vimioso", destacou o autarca.
O autarca social-democrata defende ainda que o Governo tem de encontrar "fórmulas fixar casais e apoiar a natalidade em concelho do interior".
"Custa-nos, a nós autarcas, perceber que no momento em que temos todas a condições para fixar pessoas, tanto ao nível da qualidade de vida como em termos de equipamentos infraestruturas públicas, a população decresça, fruto da política dos sucessivos governos ", enfatizou.

in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário