terça-feira, 14 de janeiro de 2014

ACISB quer apoios para reabrir lojas encerradas no centro da cidade

Há 132 lojas encerradas no centro da cidade de Bragança. As contas são da Associação Comercial – a ACISB, que fez recentemente um levantamento da actividade comercial na zona nobre da cidade.
Os números foram apresentados pelo presidente da ACISB à margem do Dia do Comerciante, assinalado este fim-de-semana.
Para Jorge Alves, esta situação é preocupante e defende a criação de apoios para que estas lojas possam ser reabertas por jovens empreendedores. “No centro da cidade há 132 lojas fechadas e isso prejudica os vizinhos, porque não há atractividade no centro. Nós temos que arranjar maneira de reabrir essas lojas, nem que seja pelo empreendedorismo qualificado, para garantir aos jovens que abram as lojas a preços controlados em actividades que fazem falta no centro, criar incentivo para que esses jovens se possam instalar contribuindo para a humanização da cidade e ao mesmo tempo rejuvenescimento da classe comerciante”, defende Jorge Alves. 
O representante do comércio no concelho de Bragança sublinha que é urgente travar este encerramento de espaços comerciais. “Criar programas, nós fazermos parte desses programas de incentivar jovens a rejuvenescer o comércio será uma tarefa difícil, mas teremos que o fazer sob pena de um dia destes acordarmos e não termos ninguém na Praça da Sé”, alerta o presidente da ACISB. Atrair mais gente ao centro da cidade é uma das soluções para viabilizar o pequeno comércio. 
O presidente da Câmara Municipal de Bragança garante que a autarquia está ao lado dos comerciantes. Hernâni Dias apela à participação dos comerciantes nas actividades promovidas pelo município. “Também a Câmara Municipal estará sempre disponível para conseguir ser um parceiro importante nesse processo e os comerciantes. As pessoas participarem e sentirem que as iniciativas que são realizadas são nossas, são de todos e se todos nos empenharmos nessas iniciativas estaremos a dar um contributo importante para conseguirmos ter mais gente, cativar pessoas de fora e conseguir também fazer com que o comércio tenha uma vida mais saudável do que aquela que tem neste momento”, afirma o autarca. 
Depois de retomar a actividade no início do ano, a ACISB a defender a criação de um projecto para reabrir as lojas encerradas no centro da cidade de Bragança. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário