Montarias têm sido realizadas fora do perímetro delineado pela Federação das Associações de Caçadores da 1ª Região Cinegética
O Encontro Venatório do Nordeste Transmontano está a ser alargado a toda a região.
No último fim-de-semana decorreu a 28ª edição no concelho de Murça e contou com a participação de mais de 100 caçadores.
Este encontro sempre foi realizado no distrito de Bragança, mas o Clube Monteiros do Norte (CMN), que agora o organiza, entende que deve ser mais abrangente. “Há meia dúzia de anos atrás entendemos que era nossa função levar o Encontro Venatório para fora do Nordeste, sendo que já o fizemos em Montalegre”, refere o presidente do CMN, Álvaro Moreira. “Tentamos levá-lo o mais longe possível e a variados locais, pois tem de ter um apoio muito forte das autarquias, sem o qual não é possível realizar o encontro porque envolve verbas muito elevadas e sem esse apoio nós não temos capacidade”, alega o dirigente.
FACIRC discorda
Em tempos, o Encontro Venatório do Nordeste Transmontano era organizado pela Federação das Associações de Caçadores da 1ª Região Cinegética (FACIRC). O presidente desta organização critica esta opção do CMN. “Não ponho em questão que não haja uma tentativa de dignificação do evento, mas o que é certo é que começou a descentralizá-lo para fora do Nordeste e daquilo que seria o seu âmbito territorial”, afirma Castanheira Pinto, salientando que “não foi esse o sentido da Federação quando lhe passou o testemunho”.
Mas o Clube Monteiros defende que esta pode ser uma forma de divulgar outras manchas de caça em toda a região. “Nestes encontros temos descoberto manchas que hoje são uma referência”, afirma Álvaro Moreira. “Eram desconhecidas e depois da realização do Encontro Venatório e dos óptimos resultados que se conseguiram passaram a ser manchas de eleição na agenda dos caçadores de caça maior”, conclui o responsável.
Em Murça, o encontro decorreu nas manchas das Carvas e Ribeirinha, nas encostas sobranceiras ao Rio Tinhela.
Destaque
Clube de Monteiros do Norte começou a descentralizar o Encontro Venatório para fora das barreiras do distrito de Bragança.
in:jornalnordeste.com
Sem comentários:
Enviar um comentário