Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Tradição de Cantar os Reis reavivada em Bragança e Vinhais

O dia de Reis já lá vai, mas ainda se cantam as Janeiras em Trás-os-Montes. 
Este fim-de-semana reavivou-se esta tradição no distrito de Bragança. Voltou-se a cumprir a tradição. Este fim-de-semana cantaram-se as janeiras no nordeste transmontano. O Museu do Abade Baçal, em Bragança recebeu os grupos de cantares da Terra Firme, Casa do Professor, o grupo de Cantares de Antanho e os Cantares de Samil. Reavivaram-se tradições numa noite de festa.
O Museu do Abade Baçal abriu ainda portas ao grupo dos mais pequeninos do Coral Brigantino. Um concerto especial por uma causa nobre. As entradas reverteram para o Centro Social e Paroquial São Bento e São Francisco.
De Bragança para Vinhais, o Teatro Municipal do Centro Cultural Solar dos Condes foi pequeno para acolher todos os que quiseram assistir ao 12º Encontro de Cantadores de Reis, onde subiram ao palco 13 grupos. Maria da Graça Afonso, da Associação Cultural e Desportiva de Agrochão, diz que quem canta, gosta da tradição e do convívio, pois é nessa altura que as freguesias se encontram e mostram o que valem na música.
Apesar das noites frias transmontadas foram muitas as gargantas que aqueceram para reavivar a tradição de “Cantar os Reis”.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário