A matança tradicional do porco atraiu quase duas centenas de pessoas à freguesia da Açoreira, no concelho de Torre de Moncorvo.
A manhã de sábado começou bem cedo. Pouco passava das oito e meia da manhã e já havia gente à espera para assistir à matança do porco.
E enquanto uns assistem à matança, outros preparam o almoço para mais de uma centena de pessoas. A ementa é tradicional. Barriga de porco guisada com batatas e migas de sarrabulho.
O cozinheiro, Fernando Rodrigues, conta os pormenores do prato muito apreciado pelas gentes da Açoreira.
A tarde foi dedicada à terceira edição da Rota das Pipas, onde os participantes vão de adega em adega provar o vinho. A Associação Recreativa e Cultural da Açoreira, a entidade responsável pela organização, ofereceu uma merenda tradicional que acompanhou a rota até de madrugada. “Uma das iniciativas que fazemos aqui é a matança do porco outra é a rota das pipas, onde os produtores disponibilizam o seu vinho para toda a gente provar e então vamos em caravana com uma carrinha carregada de merenda”, explica o presidente da Associação, Gabriel Teixeira.
Com a carne do porco será feito o fumeiro para oferecer no Raid TT que se realiza neste mês de Março. Um dia que ficou marcado pelo convívio e tradição.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário