segunda-feira, 3 de março de 2014

A tradição da matança do porco retratada em Açoreira

A matança tradicional do porco atraiu quase duas centenas de pessoas à freguesia da Açoreira, no concelho de Torre de Moncorvo.
A manhã de sábado começou bem cedo. Pouco passava das oito e meia da manhã e já havia gente à espera para assistir à matança do porco.
E enquanto uns assistem à matança, outros preparam o almoço para mais de uma centena de pessoas. A ementa é tradicional. Barriga de porco guisada com batatas e migas de sarrabulho. 
O cozinheiro, Fernando Rodrigues, conta os pormenores do prato muito apreciado pelas gentes da Açoreira. 
A tarde foi dedicada à terceira edição da Rota das Pipas, onde os participantes vão de adega em adega provar o vinho. A Associação Recreativa e Cultural da Açoreira, a entidade responsável pela organização, ofereceu uma merenda tradicional que acompanhou a rota até de madrugada. “Uma das iniciativas que fazemos aqui é a matança do porco outra é a rota das pipas, onde os produtores disponibilizam o seu vinho para toda a gente provar e então vamos em caravana com uma carrinha carregada de merenda”, explica o presidente da Associação, Gabriel Teixeira. 
Com a carne do porco será feito o fumeiro para oferecer no Raid TT que se realiza neste mês de Março. Um dia que ficou marcado pelo convívio e tradição. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário