Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 3 de março de 2014

A tradição da matança do porco retratada em Açoreira

A matança tradicional do porco atraiu quase duas centenas de pessoas à freguesia da Açoreira, no concelho de Torre de Moncorvo.
A manhã de sábado começou bem cedo. Pouco passava das oito e meia da manhã e já havia gente à espera para assistir à matança do porco.
E enquanto uns assistem à matança, outros preparam o almoço para mais de uma centena de pessoas. A ementa é tradicional. Barriga de porco guisada com batatas e migas de sarrabulho. 
O cozinheiro, Fernando Rodrigues, conta os pormenores do prato muito apreciado pelas gentes da Açoreira. 
A tarde foi dedicada à terceira edição da Rota das Pipas, onde os participantes vão de adega em adega provar o vinho. A Associação Recreativa e Cultural da Açoreira, a entidade responsável pela organização, ofereceu uma merenda tradicional que acompanhou a rota até de madrugada. “Uma das iniciativas que fazemos aqui é a matança do porco outra é a rota das pipas, onde os produtores disponibilizam o seu vinho para toda a gente provar e então vamos em caravana com uma carrinha carregada de merenda”, explica o presidente da Associação, Gabriel Teixeira. 
Com a carne do porco será feito o fumeiro para oferecer no Raid TT que se realiza neste mês de Março. Um dia que ficou marcado pelo convívio e tradição. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário