quinta-feira, 20 de março de 2014

Programa para fixar população no Interior

O Governo vai avançar com um programa para fixar população no Interior do País, para combater as assimetrias regionais.
Vai chamar-se “Enraizar” e o anúncio foi feito, na passada sexta-feira, pelo secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto do Desenvolvimento Regional, em Torre de Moncorvo, onde se reuniu com os autarcas do Baixo Sabor e Douro Superior, para discutir esta problemática.
“É preciso levar a cabo um grande programa nacional para ‘Enraizar’ as pessoas nestas zonas mais isoladas, que têm obvias dificuldades em termos de competitividade e afirmação”, refere Pedro Lomba, acrescentando que “o País tem de compensar solidariamente estas assimetrias”.
A implementação deste programa passa pela atribuição de apoios e incentivos à população. “Podem ser incentivos sociais, incentivos à deslocação de estudantes em termos de bolsas, incentivos no plano do micro-financiamento”, adianta o governante. Mas o presidente das Associações de Municípios do Baixo Sabor e do Douro Superior considera que é preciso ir mais além. “Os benefícios fiscais que foram retirados têm de ser implementados novamente, se queremos que a população se fixe não podem ser retirados serviços essenciais”, realça Nuno Gonçalves.
O programa de fixação de população que o Governo quer implementar deverá ser implementado no âmbito do próximo Quadro Comunitário de Apoio.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário