Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 22 de abril de 2014

Macedo de Cavaleiros premiado no Dia do Património Geológico

O município de Macedo de Cavaleiros foi distinguido com o Prémio Geoconservação 2014 pelo trabalho desenvolvido na preservação de um singular património geológico que guarda milhões de anos da história da terra no coração do Nordeste Transmontano.
O Maciço de Morais, que os geólogos apelidam de «umbigo do mundo», é o centro deste património que a autarquia local candidatou a Geoparque Terras de Cavaleiros e que lhe valeu o galardão da Associação Europeia para a Conservação do Património Geológico (ProGEO), divulgou o município.
O Prémio Geoconservação Geológico é entregue a 22 de Abril, no Dia Nacional do Património Geológico, na sede do Geoparque Terras de Cavaleiros e distingue o trabalho desenvolvido no âmbito da candidatura do Geoparque Terras de Cavaleiros, que o município transmontano espera ver aprovada ainda este ano.
A aprovação da candidatura significa que Macedo de Cavaleiros passará a integrar a Rede Mundial de Geoparques criada, em 2004, pela UNESCO em parceria com a União Internacional de Ciências Geológicas para distinguir áreas naturais com elevado valor geológico.
De acordo com informação divulgada pela autarquia, o Prémio Geoconservação 2014 distingue o «trabalho efectivamente projectado e concretizado» de inventariação e fundamentação científica do Património Geológico, os seus níveis de protecção, conservação, e estratégias de valorização e promoção».
O território do Geoparque, coincidente com a área do concelho, «possui uma rica e complexa geologia enquadrada pelo Maciço Ibérico, com rochas que datam do Proterozoico».
«Aqui estão inventariados 42 geossítios que encerram um importante valor científico, educativo e geoturístico, sete deles a sofrerem intervenção para uma melhor visitação», adianta o município.
Entre 2010 e 2013 a autarquia desenvolveu uma Rota Geológica, com duas variantes, a rota menor com 50 quilómetros e a rota completa com 110 quilómetros.
Para apoio aos visitantes foi recuperada uma antiga casa do guarda-florestal e transformada no Centro de Interpretação Geológica de Morais com uma componente educativa que já apoiou o desenvolvimento de seis programas com as temáticas da geologia, biologia, ambiente, história e cultura.
O Prémio Geoconservação 2014 junta-se à Menção Honrosa recebida, em 2010, com a candidatura «Umbigo do Mundo».
O território que a autarquia de Macedo de Cavaleiros ambiciona ver classificado como Geoparque Terras de Cavaleiros tem quase 700 quilómetros quadrados.
O Maciço de Morais, que os geólogos apelidam de «umbigo do mundo», apresenta vestígios de dois continentes e de um oceano desaparecidos e envolvidos na formação daquela cadeia de montanhas, há mais de 280 milhões de anos, muito antes dos dinossauros, quando os dois continentes chocaram e empurraram a placa oceânica do fundo do mar que os separava.

Lusa


Sem comentários:

Enviar um comentário