Na bibliografia do Nordeste transmontano as Memórias Arqueológico-Históricas do Distrito de Bragança, de Francisco Manuel Alves, Abade de Baçal, ocupam um lugar insubstituível.
Cobrindo um enorme leque temático e um longo período cronológico, desde os tempos pré-históricos até ao início do nosso século, constituem, pela riqueza documental e de informações, um precioso auxiliar para todos os investigadores de história e arqueologia, em especial para os que se debruçam sobre a região.
Há muito esgotada a primeira edição de 1910 a 1947, bem como as reedições fac-similadas dos anos oitenta, em boa hora a Câmara Municipal de Bragança, em colaboração com o Museu Abade de Baçal, e com o apoio do Pronorte, decidiu apostar numa nova edição revista e com actualização ortográfica e científica.
Esta nova edição está agora ao alcance de todos, uma vez que os volumes, em separado, estão a ser disponibilizados para consulta ou download do PDF através do blogue oficial da Academia de Letras de Trás-os-Montes .
Disponível através da Academia de Letras de Trás-os-Montes
in:noticiasdonordeste.pt
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Bom dia!
ResponderEliminarVenho através desta mensagem pedir uma ajuda, se for possível.
Sou de Santa Luzia, Paraíba, Brasil, moro atualmente em São Bernardo do Campo, São Paulo. Estou fazendo uma pesquisa histórica(Genealógica) sobre a família Dantas ao qual eu faço parte. E dentro desta pesquisa entre outros assuntos estou buscando a origem da palavra (Dantas, D'Antas, Antas). Fazendo busca pela internet encontrei este artigo: Memórias Arqueológico-Históricas do Distrito de Bragança de Francisco Manuel Alves, Abade de Baçal. E falava que estava disponível para baixar neste blog: academia de letras de trás-os-montes, mas não encontrei a obra para baixar, na internet encontrei pedaços. Não sei se está valiosa obra irá me ajudar na minha busca mas sei que fala das "Antas". Mas se tiver algum outro artigo científico ou livro que possa me ajudar gostaria de te los em mãos. Tenho informação em livros que o meu 7º avô veio de Portugal e por sites de pesquisa genealógica o pai dele nasceu em Bragança. Desde já meu muito obrigado. Jair Dantas
Email de contato:jailsonjair.pb@hotmail.com
Bom dia amigo Jair.
ResponderEliminarPode adquirir as MEMÓRIAS HISTÓRICO-ARQUEOLÓGICAS DO DISTRITO DE BRAGANÇA - Em CD, pelo preço de 5,00 € na Câmara Municipal de Bragança.
Aqui fica o endereço do site do Município. http://www.cm-braganca.pt/PageGen.aspx
Para o efeito poderá contactar o Balcão Único Municipal.
Um abraço para esse lado do Atlântico