quarta-feira, 21 de maio de 2014

Director regional quer Centro Nacional de Competências de Frutos Secos em Bragança

O diretor regional de Agricultura e Pescas do Norte, Manuel Cardoso, anunciou hoje que está a trabalhar junto do Governo para que seja instalado na região de Bragança o novo Centro Nacional de Competências de Frutos Secos.
"Estamos a trabalhar nesse sentido", afirmou à Lusa, defendendo que a região de Bragança é o local certo para a instalação do novo organismo pelo peso económico da castanha e da amêndoa.
A Terra Fria Transmontana - nomeadamente os concelhos de Bragança e Vinhais - é a maior produtora nacional de castanha, enquanto os concelhos do sul do distrito, na Terra Quente e Douro Superior, concentram a maior parte da produção nacional de amêndoa.
O Governo está a criar por todo o país uma rede nacional de centros de competências dedicados a setores específicos.
Para o Nordeste Transmontano está já confirmado o centro dedico ao azeite, que ficará localizado em Mirandela, e o diretor regional garantiu estar a "fazer tudo" para que esta região fique também com o centro direcionado para os frutos secos.
"Dentro de algumas semanas o processo deverá ficar concluído", indicou.
Segundo explicou, tudo o que diga respeito aos respetivos setores, desde a indústria, comércio, investigação, divulgação, ficará associado a estes centros, que têm ainda as competências de "captar eventos" de representarem institucionalmente o país junto das instâncias internacionais de cada setor.

HFI // JGJ
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário