O ensino profissional está cada vez mais “na moda”. É esta a convicção de Dora Santos da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional.
Esta entidade está a promover um roadshow, que teve a segunda paragem em Bragança, e que pretende mostrar aos jovens as vantagens e ofertas do ensino profissional.
Dora Santos afirma que a crise económica contribuiu para que se começasse a olhar de outra forma para este tipo de ensino.
“De certo modo a crise económica veio despertar para a necessidade e para a existência destes cursos que começaram a existir em praticamente todas as escolas secundárias em 2004 mas que não eram muito procurados até pela história do ensino profissional em Portugal ”, salienta. E acrescenta ainda que “hoje há a consciência que este ensino é relevante, que as empresas procuram os jovens que saem deste ensino e as próprias famílias também começam a olhar para esta oferta formativa de outra forma”. “Projeta o teu futuro” é o mote do “Roadshow do Ensino Profissional” que quer descentralizar a informação disponível sobre a área.
Actualmente existem mais de 100 cursos profissionais em Portugal, não só nos centros de emprego mas também nas escolas.
A oferta formativa nesta área contempla ainda cursos artísticos especializados, cursos de aprendizagem, de especialização tecnológica e cursos técnicos superiores profissionais.
Escrito por Brigantia
Sem comentários:
Enviar um comentário