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SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

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COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Governo confiante numa solução a breve trecho para ligação aérea transmontana

O secretário de Estado dos Transportes afirmou hoje, em Alijó, estar confiante de que possa "haver a breve trecho" uma solução para a ligação aérea entre Bragança, Vila Real e Lisboa, suspensa desde novembro de 2012.
Sérgio Monteiro, que falava após a assinatura do contrato de empreitada para a requalificação do cais do Pinhão, garantiu que o Governo continua a "trabalhar afincadamente" neste dossier para conseguir uma solução que, "de uma vez por todas, ponha o avião como uma certeza e não como uma dúvida".
O Governo fez saber, em janeiro, que estava à espera do novo regime para avançar com uma proposta à Comissão Europeia de financiamento da carreira aérea Bragança/Vila Real/Lisboa.
Hoje, o secretário de Estados das Infraestruturas, Transportes e Obras Públicas disse que o Governo português foi o "único" que deu contributos no diploma, que estava ser discutido pela Comissão Europeia.
"Nós não sabemos ainda o resultado e portanto temos estado a tentar exercer a nossa magistratura de influência junto da Comissão Europeia. Mas temos já muito trabalho feito e, por isso, julgo que será possível a breve trecho sinalizar uma solução definitiva, que cumpra os regulamentos comunitários e que dê certezas aos agentes económicos que podem operar essa rota", salientou.
Sérgio Monteiro lamentou a suspensão da ligação aérea e lembrou, inclusive, "as afinidades pessoais que o senhor primeiro-ministro tem com a região".
"Claro que dá um pouco mais de trabalho interromper uma ligação e depois reabri-la, porque temos que iniciar todo um processo com a Comissão Europeia, temos que voltar a falar com os operadores", frisou ainda.
O governante considerou ainda que se trata de uma ligação importante como "solução complementar a todas as outras soluções que existem". 
"Nalguns casos é importante conseguir estar em Lisboa a pouco mais de uma hora de distância. É importante que essa solução exista no contexto de oferta de mobilidade que o Estado tem obrigação de colocar ao serviço das pessoas", afirmou.
A carreira aérea entre Trás-os-Montes e Lisboa existiu de forma regular desde 1997 financiada anualmente com ajudas diretas comunitárias de 2,5 milhões de euros às operadoras.
Em novembro de 2012, o Governo decidiu suspender os voos alegando que a União Europeia não autorizava mais este tipo de ajuda, por os pressupostos que levaram ao financiamento com obrigações de serviço público se terem alterado com a nova acessibilidade da Autoestrada Transmontana e outras vias estruturantes.
O Governo anunciou depois que pretendia financiar o serviço com um subsídio a residentes e estudantes, que seriam reembolsados depois da aquisição do bilhete.
Em 30 de setembro de 2013, o Estado português retirou a proposta que tinha apresentado a Bruxelas nesse sentido, alegando que pretendia "evitar a rejeição limiar" da mesma, já que a união Europeia estava a rever as regras das ajudas, que foram agora aprovadas.

PLI (HFI) // MSP
Lusa/Fim

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