A Assembleia das Nações Unidas proclamou 2014 como o Ano Internacional da Agricultura Familiar. O objectivo é dar maior visibilidade à agricultura familiar e aos pequenos agricultores, chamando a atenção mundial para o seu importante papel na erradicação da fome e pobreza, na provisão de segurança alimentar e nutricional, na gestão dos recursos naturais, na protecção do meio ambiente e na consolidação do desenvolvimento sustentável, particularmente nas áreas rurais.
No âmbito da agricultura familiar é importante destacar o uso de tracção animal, muitas das vezes a única ferramenta do tipo à disposição do agricultor. Além de apresentar vantagens em regiões acidentadas ou em propriedades de menor dimensão, locais onde o tractor é difícil de manobrar, o uso da tracção na agricultura familiar contribui para a sustentabilidade desse sistema produtivo, uma vez que utiliza animais em vez de máquinas de alto custo de aquisição e manutenção. Além disso, os animais podem ainda ser utilizados em outras actividades e o seu estrume aproveitado para fertilizar as terras, sendo ainda a compactação do solo bem menor sem a utilização de máquinas pesadas.
Neste contexto, a AEPGA procura demonstrar com mais uma edição do Curso de Maneio e Tracção Animal que o aprimoramento da força animal – neste caso do Burro de Miranda -, aliado ao melhoramento dos instrumentos agrícolas, proporciona um processo de mecanização intermédia, coerente com as condições dos pequenos e médios produtores, provando que a tracção animal deve ser encarada como uma solução eficiente, economicamente viável.
in:noticiasdonordeste.pt
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário