Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 10 de maio de 2014

Já estão apurados os finalistas do distrito de Bragança para o Concurso Nacional de Leitura

Maria João Vaz da Escola Básica de Macedo de Cavaleiros, no 3º Ciclo, e David Martins da Secundária de Mirandela, no secundário, serão os representantes do distrito de Bragança na Final do Concurso Nacional de Leitura, agendada para junho. A fase distrital decorreu na passada quinta-feira em Macedo de Cavaleiros.
Nesta fase, marcaram presença 66 alunos do 3º Ciclo e Ensino Secundário das escolas de Bragança. Pela frente tiveram uma prova escrita, versando as obras Nélson Mandela Uma Lição de Vida (Jack Lang); O Diabo Veio ao Enterro (A.M. Pires Cabral); Relato de Um Naufrago (Gabriel Garcia Márquez); Os Livros que Devoraram o Meu Pai (Afonso Cruz).
Os cinco alunos mais pontuados em cada nível passaram à Prova Oral. E nesta prova, Macedo de Cavaleiros foi a localidade com mais alunos representados.
A vencedora na categoria de 3º ciclo, Maria João Vaz de 14 anos, aluna do 8º ano, confessou um “nervosismo no início”, mas que não víria a afetar a sua prestação, porque “à medida que a prova decorreu” se sentiu muito “confortável”. Um conforto por “sempre ter gostado de ler”, muito incentivada pelos pais e professores que lhe transmitiram “a importância que a leitura representa na aprendizagem”. 
 A Vereadora da Câmara Municipal, Helena Magalhães congratulou-se com a organização desta fase distrital, e mostrou-se “muito satisfeita pela presença de vários alunos de Macedo de Cavaleiros em prova, independentemente dos prémios conquistados”.
Considerando que “os livros são a chave para a educação de excelência e de qualidade que todos precisamos”, Helena Magalhães evidenciou que a “dinâmica de parceria entre a Biblioteca Municipal e a Rede das Bibliotecas Escolares, com uma preocupação muito grande em sair das escolas e levar a literatura aos cafés e aos Centros de Dia” e a realização de vários eventos em comum, “ajuda a que os jovens saiam mais motivados para a leitura e aquisição de conhecimentos.” 

in:noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário