Há cada vez mais mentes brilhantes no nosso país e exemplo disso são as provas dadas por alguns jovens transmontanos no mercado de trabalho.
A última distinção vai para Luís Pinto.
O jovem, de 27, natural de Macedo de Cavaleiros é o co-autor de uma plataforma online para apoiar entidades turísticas, como restaurantes, hotéis e autarquias a optimizar a sua oferta em tempo real.
A ideia é agilizar os serviços disponíveis e facilitar o seu acesso às instituições promotoras e aos turistas, e colmatar uma lacuna no sector.
“O nosso objetivo é colmatar uma necessidade de mercado que nós identificamos na área do turismo, relativamente à obtenção de dados turísticos e indicadores sobre a procura no ramo, mais ou menos em tempo real.
O que nós percebemos foi que os hotéis e outras instituições otimizam e trabalham as suas ofertas com base em relatórios com acesso pelo Instituto Nacional de Estatística ou pela Associação Nacional de Hotelaria.
Relatórios estes que têm uma prioridade de três meses no caso da Associação e são anuais no INE.
Nós percebemos que havia uma necessidade de diminuir estes períodos, aumentando assim a frequência com que os hotéis e outras instituições e se preparam para receber os turistas, estando assim sempre mais próximos da procura real que existe na localidade e na região.”
O espírito empreendedor levou-o a que juntamente com um colega da Faculdade de Aveiro, Mário Mouraz, conjugassem sabedoria e criassem a “Trip Dashboard”, que visa tornar a oferta turística mais atractiva e competitiva, para já em solo português.
Este mês sagraram-se vencedores do Startup Weekend Viseu, um evento que reúne empreendedores ativos e com ideias de sucesso.
A ideia pioneira está em fase de fermentação e o co-fundador espera que o lançamento oficial do protótipo aconteça no final deste ano.
“Nós criámos este conceito ainda há pouco tempo. Tivemos a estudar o mercado, a validar o conceito, a validar a solução.
Discutimos isto com o presidente do turismo nacional. Falámos também com o grupo Visabeira, mais especificamente com a diretora de marketing e gestão hoteleira, que nos disseram exatamente aquilo que nós estávamos a detetar.
Havia uma necessidade, e a solução que nós estávamos a desenvolver era viável, interessante e necessária para este problema.
E foi mais ou menos quando fomos ao concurso de ideias em Viseu, e ganhámos.”
Portugal é palco do lançamento da ideia que quer conquistar o mundo e arredores.
“Porque não existe ainda software nem serviços deste género, que permitam, mais ou menos, uma consulta em tempo real do estado atual da procura turística numa localidade ou numa região.
Nós estamos a pensar, inicialmente, trabalhar numa zona muito específica. Tivemos já a disponibilidade por parte do grupo Visabeira de trabalharmos com eles o protótipo e a fase de testes.
E o nosso objetivo é definir uma cidade como o alvo do nosso protótipo.
A partir do momento em que consideramos que a plataforma está estável, e que potencia um serviço de qualidade, que nos agrada, iremos considerar a escalabilizar isso, do ponto de vista geográfico. Avançaremos para outras cidades, eventualmente nacionalizaremos o produto.
E quando nos sentirmos confortáveis e preparemos, internacionalizamos o serviço.”
Luís Pinto, transmontano e mestre em Engenharia de Computadores e Telemática a ganhar notoriedade e a dar os primeiros passos num projecto pioneiro em Portugal.
Este projeto conta já com importantes apoios em território nacional na validação da ideia, nomeadamente pelo Turismo de Portugal e pelo grupo empresarial Turismo Visabeira.
Escrito por ONDA LIVRE
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