A sessão de abertura esteve a cargo do Presidente da Câmara Municipal de Bragança (e representante dos autarcas da região Norte na Comissão Nacional de Coordenação do Combate à Desertificação), Hernâni Dias, que recordou que, apesar do impacto negativo da desertificação, o Município de Bragança e as populações do Interior do País têm levado a cabo um importante trabalho para a dinamização do próprio Concelho e das suas aldeias.
“Tem sido feito um grande esforço, por parte dos cidadãos, no combate à desertificação e ao despovoamento através da realização de eventos. Também é assinalável o papel das Juntas de Freguesia no combate à desertificação dos solos, ao canalizarem parte do orçamento e executando investimentos no setor agrícola”, sublinhou o Presidente da Câmara Municipal de Bragança.
A iniciativa contou, ainda, com a participação da presidente do ICNF e presidente da Comissão Nacional de Coordenação do Combate à Desertificação, Paula Sarmento, e do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Francisco Gomes da Silva, que procedeu ao encerramento da sessão. Estiveram presentes, além dos habitantes da aldeia de Palácios, o Presidente da União de Freguesias de São Julião de Palácios e Deilão, Presidentes de Câmaras Municipais de todo o distrito, Presidentes de Juntas e Uniões de Freguesia do Concelho, membros da Assembleia Municipal, docentes do ensino superior, nomeadamente do Instituto Politécnico de Bragança, e representantes de entidades e associações de todo o País.
No período da manhã, decorreram sessões de apresentação e demonstração de boas práticas de combate à desertificação, à degradação dos solos e à seca.
in:cm-braganca.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário