Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Primeiro Ministro confirma portagens na Autoestrada Transmontana

O primeiro Ministro, Pedro Passos Coelho, confirmou hoje a introdução de portagens na Autoestrada Transmontana, argumentando que o Governo está a cumprir o princípio da universalidade das portagens, ou seja, do utilizador/pagador.
"Digo-o, portanto, sem nenhuma demagogia, esse princípio foi seguido", declarou, em Bragança, em resposta ao presidente da Câmara, o social-democrata Hernâni Dias, que lhe manifestou "a preocupação que assola o espírito de todos os transmontanos" com o recente anúncio de que a autoestrada entre Vila Real e Bragança vai ser paga.
A via, com cerca de 130 quilómetros, ficou pronta há pouco mais de um ano e foi construída em regime de Parceria Público Privada. O Distrito de Bragança era o único do país sem um quilómetro de rodovia com estas características.
No contrato de concessão está estipulado que a autoestrada, que é a continuação do A4, do Porto até à fronteira em Bragança, é de utilização gratuita, com portagens apenas nas variantes às cidades de Bragança e Vila Real, onde existe a alternativa do antigo IP4.
O primeiro Ministro afirmou hoje, no discurso de inauguração da Expo Trás-os-Montes, em Bragança, que o anterior Governo "sabia que estava com isso a contrariar uma diretiva que funciona em toda a Europa".
 "Nós não podemos discriminar os cidadãos, podemos ter portagens ou não ter portagens, mas se as tivermos não podemos dizer tu és daqui não pagas, tu é dali pagas", declarou.
O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, já tinha anunciado recentemente, numa visita à região, a intenção do Governo introduzir portagens, sem avançar datas ou modelos.
O chefe do executivo considerou hoje que "este não é um tema fácil e seria muito confortável vir dizer está resolvido, mas não está".
Passos Coelho disse aos autarcas e agentes locais presentes que está disponível para "conversar" e que "provavelmente têm de ser encontradas as condições para encontrar fatores de discriminação positiva (que) possam ter outra opção, outra materialização que não aquelas que a lei não nos concede".
A visita a Bragança coincidiu com a divulgação da decisão do Tribunal Constitucional sobre o Orçamento do Estado para 2014, que o primeiro Ministro não comentou.

Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário