Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 3 de junho de 2014

ULS Nordeste quer prestar cuidados paliativos ao domicílio

A Unidade Local de Saúde do Nordeste quer criar equipas de prestação de cuidados paliativos ao domicilio. O objectivo é alargar a abrangência deste serviço de saúde, que ainda é insuficiente para conseguir dar resposta às necessidades do nordeste transmontano, como explica Duarte Soares da equipa hospitalar dos cuidados paliativos da ULS Nordeste. “A prioridade neste momento é manter e assegurar a continuidade do projecto piloto que existiu com a equipa domiciliária do planalto mirandês. Obviamente que queremos cobrir o distrito de Bragança de uma forma igual, dessa forma temos que criar respostas”, afirma. Duarte Soares salienta que a população do distrito de Bragança tem características que tornam o serviço de prestação de cuidados paliativos ainda mais importante. “A população do distrito de Bragança está envelhecida em relação à média nacional, é dispersa e tem uma dificuldade acrescida em aceder aos serviços de saúde. 
São desafios que se colocam aos serviços mas que, na nossa opinião, ainda tornam mais importante a existência dos mesmos”, sublinha. A ULS Nordeste convidou já duas investigadoras na área dos cuidados paliativos que protagonizaram uma sessão de esclarecimento sobre o tema no Instituto Politécnico de Bragança na passada sexta-feira. Bárbara Antunes, investigadora em instituições como a Universidade de Coimbra e o King’s College em Londres, sublinha que há ainda população que não tem condições para se deslocar às unidades hospitalares, por isso a prestação de cuidados ao domicilio é extremamente importante. “No interior devido à geografia, devido ao facto de as equipas cobrirem uma área vasta que muitas vezes não é muito fácil chegar a casa do utente nem os utentes chegarem aos serviços, penso que é extramente importante ter este registo”, constata.
Recordo que na área de prestação de serviços de cuidados paliativos a ULS Nordeste tem no distrito de Bragança uma valência na Unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros e Equipas Intra-hospitalares de Suporte em cuidados paliativos nas restantes unidades hospitalares. 
O objectivo é também cooperar com a Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos do Planalto Mirandês, que abrange os concelhos de Miranda do Douro, Vimioso e Mogadouro.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário