quarta-feira, 9 de julho de 2014

Análises clínicas passaram para os centros de saúde

Em Bragança, as análises clínicas passaram esta semana a ser feitas nos centros de saúde.
A Unidade Local de Saúde do Nordeste transferiu as colheitas de sangue, que estavam a ser feitas, há cerca de dois anos, no Hospital da capital de distrito.
As longas filas de espera levaram a ULS a reestruturar este serviço. A directora do serviço de Patologia Clínica, Graça Pombo, assegura que esta mudança pretende tornar o serviço mais rápido e cómodo para os utentes. “Os utentes devem dirigir-se ao seu centro de saúde e fazer aí as colheitas num local moderno, confortável, sendo atendidas por pessoal altamente qualificado e vamos permitir que o atendimento se faça com maior rapidez”, salienta a responsável.
Desde o início da semana que as colheitas estão a ser feitas em dois pontos de colheita nos centros de saúde da Sé e de Santa Maria. 
Os utentes podem escolher o local, desde que façam uma marcação prévia. “Os pré-operatórios, os doentes da consulta externa, devem dirigir-se ao centro de saúde da Sé e proceder ainda à colheita das amostras, porque é o mais próximo do hospital de Bragança. Inclusivamente os utentes que sejam do centro de saúde de Santa Maria, mas que residam próximo do centro de saúde da Sé, podem fazer aí as análises, só têm que fazer a marcação”, explica Graça Pombo.
No Hospital de Bragança vai passar a ser feita apenas a recolha de sangue aos doentes internados e aos que recorram ao serviço de Urgência.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário