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SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

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COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Autarca de Bragança considera notícia positiva avanço do Túnel do Marão

O presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, considerou hoje "uma notícia positiva para a região" o avanço das obras do Túnel do Marão, sublinhando que se trata de uma obra que "devia estar concluída há muito tempo".

"É uma notícia positiva para a região e a concretização dos anseios de muitos transmontanos que pretendiam ver esta obra concretizada, não num futuro próximo, mas num passado longínquo", afirmou em declarações à Lusa o autarca social-democrata.

A adjudicação por um valor de 88 milhões de euros do túnel com cerca de seis quilómetros aduas subsidiárias das Teixeira Duarte foi anunciada, na terça-feira.

Já hoje, a Estradas de Portugal (EP) anunciou que já foram também adjudicadas as restantes fases da empreitada, uma relativa à construção da ligação da A4 de Amarante até ao túnel, entregue à empresa OPWAY Engenharia S.A. por 29,5 milhões de euros, e outra para a ligação do túnel a Vila Real, adjudicada ao consórcio Ferrovial Agroman, S.A. e Lena Engenharia e Construções, S.A. por 28 milhões de euros.

As três empreitadas para a ligação de cerca de 26 quilómetros entre Amarante e Vila Real, incluindo o túnel, representam um investimento global de 146, 4 milhões de euros, com "uma poupança de 57,6 milhões de euros face às estimativas iniciais", segundo a EP.

A construção da Autoestrada do Marão, que tinha sido iniciada pelo consórcio liderado pela Somague, parou há três anos por alegadas dificuldades financeiras e foi resgatada pelo Estado há dois anos.

O impasse na obra tem gerado contestação e preocupação a nível local, já que sem este troço continua incompleta a continuação da A4 e a ligação em autoestrada entre o Porto e a fronteira em Bragança.

O autarca de Bragança espera que esta via "sirva para aproximar as regiões e para a coesão territorial.

Hernâni Dias alertou, no entanto que esse objetivo poderá ser comprometido com a anunciada introdução de portagens no troço correspondente à autoestrada Transmontana, entre Vila Real e Bragança.

Enquanto a autoestrada do Marão foi concebida com portagens no túnel por continuar a existir a opção do IP4, a Transmontana tinha sido anunciada sem custos para os utilizadores, exceto nas variantes de Bragança e Vila Real, que têm também como alternativa o IP4.

O Governo anunciou recentemente que vai introduzir portagens sem adiantar em que condições ou quando.

O anúncio provocou uma onda de contestação a nível local e o presidente da Câmara de Bragança reiterou hoje que a medida "penalizará toda a região de Trás-os-Montes".

"Seria uma medida muito negativa e uma atitude de discriminação negativa em virtude de não haver nenhuma alternativa à autoestrada", declarou, acrescentando que "as mais prejudicadas seriam as pessoas de Bragança",

Hernâni Dias vincou que para fugir às portagens na Transmontana "viajar entre o Porto e Bragança pela nacional seria regredir 40 anos" e lembrou que quem vive em Bragança é obrigado a muitas deslocações ao Porto tanto a nível institucional como para tratar problemas de saúde.

HFI // MSP
Lusa/fim

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