Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Diocese Bragança-Miranda já tem uma basílica

A Diocese de Bragança Miranda já tem a sua primeira basílica. O decreto enviado a partir do Vaticano e que atribui o título de basílica menor à Igreja de Santo Cristo de Outeiro, no concelho de Bragança, foi lido neste templo, no sábado, pelo bispo diocesano.
O pedido formal foi endereçado à Santa Sé no passado dia 5 de Maio. A aprovação foi rápida mas Dom José Cordeiro salienta que este era um desejo com mais de 30 anos. “Em 1983 no Ano Santo da Redenção, o bispo de então, D. António Rafael quis valorizar muito a igreja-santuário de Santo Cristo de Outeiro e congregou para ali tudo o que na diocese havia de movimentos, de espiritualidade em torno do coração de Jesus e surgiu a ideia de atribuir àquela igreja o título de basílica, mas não passou de desejo e foi sendo acalentado ao longo destes 30 anos. 
No ano passado, no dia 13 de Maio de 2013, aquando da celebração dos 300 anos da dedicação daquela igreja-santuário veio de novo essa ideia e iniciamos o processo”, recorda. Esta é a primeira basílica numa aldeia em Portugal e a única na Diocese Bragança-Miranda. 
O bispo desta diocese salienta que o título de basílica significa mais responsabilidade mas poderá também dinamizar o turismo do concelho de Bragança. “É uma honra e é uma responsabilidade. Terá de ser exemplar no que diz respeito à acção pastoral e litúrgica espiritual e algumas celebrações que estão consignadas ao longo do ano e, de um modo especial a 8 de Novembro que será o dia de aniversário da basílica, a 14 de Setembro que é o dia litúrgico da exaltação da santa Cruz e mantendo também o 13 de Maio que é o dia em que habitualmente acontece a grande festa no santuário de outeiro. Não sendo essa a razão principal, gostaríamos também que ajude ao turismo, ao desenvolvimento integral da nossa região e de um modo especial da aldeia de Outeiro e do concelho de Bragança”, salienta. 
Já os habitantes de Outeiro acreditam que o título atribuído pelo Papa Francisco será uma mais-valia para a aldeia, cada vez mais envelhecida. “Acho que é bom porque dá valor à aldeia e até ao concelho. É uma igreja com uma categoria elevada. Têm passado por aqui bastantes visitantes e julgo que devem vir muitos mais agora”, considera Alfredo Martins. “É uma grande alegria para a povoação. Aqui praticamente já só há pessoas com mais de 65 anos . Esta é uma igreja muito importante. Toda a gente se admira como é que existe uma igreja destas numa aldeia”, acrescenta Ana Maria Rodrigues. 
Basílica menor é um título honorífico concedido pelo Papa a igrejas em consideradas importantes pela veneração que lhe devotam os cristãos, transcendência histórica ou beleza artística da sua arquitectura e decoração. 
Actualmente existem mais de 1500 basílicas menores espalhadas pelo mundo, a de Outeiro passa a ser a 14ª em Portugal. Já basílicas maiores ou patriarcais, existem apenas quatro, em Roma. 
A celebração solene da promulgação do título de basílica à igreja de Santo Cristo de Outeiro será no dia 8 de Novembro, durante as comemorações dos 500 anos da atribuição de foral a esta localidade. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário