Apostar na certificação ambiental para valorizar os produtos. Esta foi a ideia defendida, na passada sexta-feira, em Mirandela, num workshop direccionado para o azeite e para o vinho.
Esta iniciativa inseriu-se no projecto ECODEEP – Eco eficiência e a eco gestão no sector agro-alimentar, financiado pelo programa Compete, que está neste momento a estudar a actual situação para apresentar ferramentas estratégias de actuação no futuro.
O director regional de Agricultura e Pescas do Norte, Manuel Cardoso, assegura que a aposta nesta certificação é fundamental para os produtos transmontanos poderem chegar a mercados mais exigentes.
“Vai ser cada vez mais importante, sobretudo para nós estarmos presentes nos mercados consumidores. Sobretudo consumidores de produtos que sejam pagos a preços mais altos é um consumidor mais exigente e, portanto, tudo que tenha a ver com certificação ambiental vai ser de facto decisivo na escolha do produto no seu destino final”, realça Manuel Cardoso.
O director regional salienta, ainda, que na região já são utilizadas boas práticas, sobretudo no sector do azeite. “A nossa região tem uma grande parte da sua produção, sobretudo em azeite, no regime de protecção integrada e algum em modo de produção biológico”, salienta o responsável.
O projecto ECODEEP reúne vários parceiros e é coordenado pela Escola Superior Agrária de Coimbra.
in:jornalnordeste.com
Sem comentários:
Enviar um comentário