Durante todo o dia 26 de Julho, os produtores e artesãos das regiões Ribatejo Interior, Nordeste Transmontano, Serra de Sicó, Pinhal Interior Sul, Vale do Sôr e Norte e Centro Alentejano vão estar na capital para realizar um mercado no Largo do Intendente.
A iniciativa está inserida no projecto Loja do Intendente - produtos e territórios que vai surgir naquele largo. Esse espaço, onde surgirá uma loja agro-alimentar, uma cafetaria e uma zona de exposições, tem associado um programa de animação a ser dinamizado no Largo do Intendente, protocolado com a Câmara Municipal de Lisboa.
O Mercado de Produtos Locais é uma dessas actividades integrada neste projecto que tem o intuito de dar a conhecer e valorizar as potencialidades de 44 municípios portugueses, de Bragança em Trás-os-Montes a Reguengos de Monsaraz no Alentejo. Despertar o interesse por quem está ou passa pela capital para outras regiões do país.
A gastronomia, o turismo, a natureza e os produtos locais são as marcas mais visíveis destes territórios, símbolos de hospitalidade e gosto de receber, simplicidade e cultura das aldeias rurais, que as sete Associações de Desenvolvimento Local (CORANE, TERRAS DE SICÓ, PINHAL MAIOR, ADER-AL, MONTE-ACE, LEADERSOR e TAGUS) querem dar destaque em Lisboa.
No dia 26 de Julho, entre as 10h e as 20h, numa pequena demonstração da dinâmica que a organização pretende criar no Largo do Intendente estarão produtores e artesãos a promover e a comercializar os seus artigos genuinamente portugueses que não têm acesso directo às cadeias de distribuição. Esta iniciativa, com o apoio da abordagem LEADER, do Programa Nacional de Desenvolvimento Rural (ProDeR), insere-se na programação do evento Bairro Intendente em Festa que está a decorrer desde o dia 4 de Julho, nesta zona de Lisboa recém-reabilitada.
Sem comentários:
Enviar um comentário