Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Torre de Moncorvo vai ter museu do Castelo

A Câmara Municipal de Torre de Moncorvo está a recuperar o património arqueológico da vila.
Numa primeira fase das obras, que começaram há cerca de um mês, estão a ser valorizados os vestígios arqueológicos do castelo e da antiga Casa do Cacau. 
O presidente do Município, Nuno Gonçalves explica que o objectivo é criar um núcleo museológico ao livre e outro subterrâneo. “Irá ser o chamado museu do castelo onde estarão patentes algumas peças que foram encontradas aquando da escavação e poderemos também fazer uma visita entrando pela ‘porta da traição’, subindo até onde hoje está o edifício dos CTT e entrando depois num espaço que a Câmara tem intenção de chamar jardim de D. Dinis”, descreve o autarca. 
O autarca salienta que este era um espólio até agora desconhecido da maioria dos moncorvenses. O objectivo é também valorizar a zona medieval da vila onde vai ainda ser criado o Centro de Estudos de Arte Barroca e recuperada a Sinagoga de Torre de Moncorvo. 
A primeira fase das obras tem um orçamento de cerca de 80 mil euros e prevê-se que esteja concluída ainda este mês. 
O valor total do investimento ainda não está contabilizado. O projecto conta com o apoio da Direção Regional da Cultura do Norte e vai ser candidatado a fundos comunitários. Prevê-se que esteja concluído até 2017. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário