Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Lar de Macedo de Cavaleiros espera "há meses" por comparticipação da Segurança Social

A direção da Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadão Inadaptados de Macedo de Cavaleiros (Cercimac) lamentou hoje o atraso na comparticipação por parte da Segurança Social para o seu novo lar residencial destinado a pessoas portadoras de deficiência.

"Trata-se de uma nova estrutura destinada a pessoas portadoras de deficiência, pela qual lutamos desde de 2009, e hoje fazemos apenas a sua apresentação pública, já que estamos sem acordos com a Segurança Social", disse à Lusa a presidente da direção da Cercimac, Luísa Garcia,

O novo lar residencial, que custou cerca de 1,2 milhões de euros, sendo comparticipado pelo POPH e tendo a capacidade para 24 utentes, aguarda desde março, pelos contratos de comparticipação com do Estado, através da Segurança Social, para a sua entrada em financiamento.

"A obra está concluída e licenciada desde março e estamos a aguardar pelos contratos com as entidades competentes para fazer a abertura oficial do nosso lar", enfatizou.

A responsável adiantou que ainda não há uma data para abertura oficial do novo equipamento social, acrescentando contudo que tem indicações que a comparticipação para projetos sociais que englobem a deficiência "são uma das prioridades da Segurança Social".

"Logo que haja disponibilidade, serão feitos os respetivos acordos, mas ao certo não sabemos o número, tendo em conta que temos capacidade para acolher 24 pessoas", frisou.

Os futuros utentes do novo lar residencial são pessoas "com baixos recursos económicos e financeiros".

"Sem os acordos com a Segurança Social, é praticamente impossível a instituição suportar todas as despesas, o que nós procuramos são 24 acordos, mas nem todos poderão ser soporados pela Segurança Social. Ao certo não sabemos quantos", adiantou.

O novo lar residencial foi hoje apresentado à população de Macedo de Cavaleiros, ação que serviu igualmente para a captação de fundos para a instituição, para assim dar andamento ao novo projeto.

FYP // MSP
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário