Perto de uma centena de portugueses e espanhóis vão passear durante quase uma semana pelos céus da Península Ibérica num 'raid' de aviões que há onze anos une os dois países a partir de Bragança e Leon.
Os aeroclubes das duas cidades são os promotores da iniciativa que arranca, no domingo, em Bragança e vai voar até Castelo Branco, Montemor-o-Novo e Portimão, em Portugal, e Córdoba, Casarrubios e Leon, em Espanha.
Os motores dos aviões ligeiros e ultraligeiros desligam-se no dia 04 de setembro, data em que termina mais uma edição deste Raid Ibérico que conta com a participação da Força Área Portuguesa através da presença da aeronave C295M da Esquadra 502, segundo divulgou hoje a organização.
O Aeroclube de Bragança garante, em comunicado, que “este é o principal evento aeronáutico organizado entre dois aeroclubes de países diferentes”.
“A iniciativa visa fundamentalmente o aprofundamento das relações ibéricas, estreitando laços de amizade que possam ser fator de cooperação transfronteiriça em várias áreas diversificadas como a economia, indústria e turismo, dando a conhecer o que de melhor existe nos dois países em termos de paisagem e de recursos naturais”, acrescenta.
No evento deste ano será homenageado, a título póstumo, um dos fundadores deste encontro, Enrique Tranche, com a atribuição do seu nome à iniciativa que passará a denominar-se “Raid Noroeste Ibérico - Enrique Tranche”.
Antes de deslocarem para a volta aérea, os aviões vão concentrar-se, no domingo, no aeródromo municipal de Bragança e será oferecida à população local a oportunidade de observarem as aeronaves e outras atividades como acrobacia aérea e demonstração de planadores de voos.
De acordo com a organização, também o bispo da Diocese de Bragança-Miranda, José Cordeiro, participará no evento ao presidir à celebração de uma eucaristia, na manhã de domingo.
A organização do Raid Ibérico anunciou que vai ainda oferecer o almoço deste dia a todos aqueles que se deslocarem ao aeródromo municipal.
Lusa
Sem comentários:
Enviar um comentário