Alfândega da Fé recebeu mais uma vez o Cinema Português em Movimento, uma iniciativa do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual com o apoio da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, integrada nas Comemorações Oficiais dos 40 anos do 25 de Abril.
Esta iniciativa, que vai já na sua 2ª edição, assenta na exibição ao ar livre e gratuita, nas Aldeias e Vilas do país, durante o período de verão de obras cinematográficas portuguesas. A iniciativa ocorrereu no dia 29 de agosto em Vilares da Vilariça, no recinto da escola da aldeia transmontana, com o filme “Tabu”, “uma história passada (…) pouco antes do início da Guerra Colonial Portuguesa” que retrata através de cenas do presente e de flashbacks a história de Aurora que vivia com o marido na África portuguesa junto da montanha Tabu, a partir daí desenvolve-se um triângulo amoroso; e a 30 de agosto, em Alfândega da Fé, a iniciativa repetiu-se no Largo São Sebastião, com o filme “Fados”, um musical que é uma celebração dos melhores clássicos portugueses, que relata a visão do autor sobre o fado.
Conta com as participações de Mariza, Camané, Carlos do Carmo e Carminho. O filme recebeu o Prémio Goya para melhor canção original: “Fado da Saudade” na interpretação de Carlos do Carmo. Esteve ainda nomeado na categoria de Melhor Documentário.
O Cinema Português em Movimento traz a sétima arte a Alfândega da Fé, permitindo o contato dos munícipes com a cultura e o cinema, estimulando, também, o gosto pelo cinema português. A Iniciativa contribui para a descentralização cultural, permitindo o acesso dos cidadãos à cultura cinematográfica portuguesa.
Recorde-se que no ano passado Alfândega da Fé recebeu a iniciativa em Sambade com o filme “Amália – o filme” e em Alfândega da Fé com o filme “A Bela e o Paparazzo”, contando com uma plateia repleta não só de fãs da sétima arte mas também curiosos entusiastas, tendo-se revelado uma iniciativa de sucesso.
in:noticiasdonordeste.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário