«Sons e Ruralidades» é um festival de ecologia, artes e tradições populares que decorre entre 19 e 21 de Setembro, em Vimioso. As actividades do festival são diversificadas e incluem exibição de filmes, passeios, debates.
As aldeias de Serapicos e São Joanico, Vimioso, são os dois palcos da 9ª edição do Festival «Sons & Ruralidades», uma iniciativa que faz «parte de um programa de desenvolvimento para esta região, procurando que a arte e a cultura sejam a causa para a sua revitalização», explica a organização, a Associação para o Estudo e Protecção do gado Asinino (AEPGA).
O património cultural e natural andam de mãos dadas nas diferentes actividades do festival que incluem, no dia 20, pelas 10h00, um passeio sonoro pelas margens do rio Angueira. Mais tarde, pelas 15h00, decorre uma mesa-redonda subordinada ao tema «o mundo rural: fonte de conhecimento científico».
Do programa «Sons & Ruralidades» consta ainda, a 19 de Setembro, às 21h30, o lançamento do livro «São Pedro do Sul: Novas Escutas Rurais», de Luís Gomes da Costa, presidente da Binaural - Associação Cultural de Nodar, e no mesmo dia, pelas 220h00, a projecção do documentário «Sons do Rural» de Tiago Dias dos Santos.
No domingo, pelas 10h00, há uma feira do burro e um desfile (pelas 16h00) deste animal característico do planalto mirandês a encerrar o festival.
O festival «Sons & Ruralidades» é organizado pela AEPGA, em parceria com a Câmara Municipal de Vimioso.
Café Portugal; Foto - AEPGA
Sem comentários:
Enviar um comentário