Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Eixo Atlântico defende ligação de Bragança ao TGV

A construção de uma ligação de Bragança à Puebla de Sanábria, na fronteira com Espanha, é prioritária para a Comissão Executiva do Eixo Atlântico, que engloba 38 cidades do Norte de Portugal e da Galiza, entre elas Bragança.
Representantes da Comissão reuniram ontem, em Bragança, onde deixaram bem claro que vão pressionar os dois governos para a concretização desta via.Para o presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, não faz sentido a região estar tão perto de uma estação de TGV na Puebla e não ter uma ligação rápida a esta localidade espanhola. “Não faz sentido absolutamente nenhum que esta proximidade a um meio importante de transporte como é o TGV que esteja sem ser concretizada. 
Pode não ser IP, pode ser o melhoramento da actual estrada com uma correcção de traçado que permita não ser considerado sequer um IP mas que tenha as mesmas funções de um IP, mas será uma estrada que vai permitir que esta ligação seja feita de forma rápida e que se ajuste àquilo que é a necessidade da ligação do lado português para o lado espanhol”, realça o autarca. 
Para o secretário-geral do Eixo Atlântico, Xoan Mão, esta ligação rodoviária é fundamental, tendo em conta que o TGV vai passar a cerca de 30 quilómetros de Bragança.“O Norte vai ter TGV antes de Lisboa, mas vai ser através da Galiza, o que significa que vai passar a 30 quilómetros de Portugal na costa e a 30 quilómetros de Portugal em Bragança. Portanto é obvio que vai ser um TGV partilhado. Mas para isso é preciso a ligação que falta entre Bragança e Sanábria”, defende o responsável. 

Também o presidente do Eixo Atlântico, Carlos Negreiro, destaca o carácter prioritário desta ligação e defende que os dois governos devem direccionar fundos comunitários para esta via. “A melhoria da conectividade entre Bragança e Sanábria, através da concretização desta ligação que está há demasiados anos pendente. No plano de mobilidade temos que aprofundar esta ligação. E portanto penso que estamos mais preparados do que nunca para que uma parte importante destes novos fundos europeus toque às 38 cidades que estamos no Eixo Atlântico”, defende Carlos Negreiro. 
A criação de uma via rápida entre Bragança e a Puebla de Sanábria considerada prioritária pela Comissão Executiva do Eixo Atlântico, que integra 38 cidades do Norte de Portugal e da Galiza, entre as quais a cidade de Bragança.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário