Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Mais de 200 pessoas festejaram o Dia do Idoso em Alfândega da Fé

Sábado foi um dia diferente para mais de 200 idosos de Alfândega da Fé. Foi pelo menos esse o objectivo da iniciativa que contou com workshops, esclarecimentos e conversas sobre saúde, para comemorar o Dia do Idoso.
Os temas médicos estiveram em destaque, mas houve ainda espaço para falar sobre solidão ou humor, numa iniciativa que não se fez só de conversa, “Há aqui várias actividades, workshops, sobre quedas, entre outros, há também banco de medicamentos disponibilizado a alguns doentes crónicos, e consultas”, explica o presidente da Liga dos Amigos do Centro de Saúde e Alfândega da Fé. 
António Simões considera que “tudo o que tem a ver com a área da saúde, os idosos preocupam-se muito e participam”. Médicos e enfermeiros da Associação Conversa Amiga (ACA) e da Liga dos Amigos do Centro de Saúde e Alfândega da Fé, promotores da acção, fizeram rastreios e deram consultas a todos os participantes que chegaram das várias freguesias do concelho. 
Duarte Paiva, da associação que veio de Lisboa, considera que este é um evento que marca a diferença numa “zona bastante envelhecida, com uma fraca rede de transportes e com um fraco acesso à saúde, e isto é preocupante”. “Não podemos esperar que uma associação como a ACA possa resolver estes problemas, conseguimos dar um contributo e minimizar, mas isto é um problema muito para além da nossa associação e do próprio município de Alfândega da Fé, é um problema do próprio estado, do país que tem de direcionar os recursos para estas localidades”, acrescenta o presidente da ACA. 
Os mais velhos aplaudiram a iniciativa, tanto pelos cuidados de saúde que lhes foram prestados, como pelos conselhos que receberam, e pelo convívio, já que o dia dedicado à saúde foi também uma oportunidade de quebrar o isolamento dos participantes. No evento, que contou ainda com o apoio da autarquia de Alfândega da Fé, houve igualmente espaço para workshops dedicados ao voluntariado e actividades dirigidas aos mais novos. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário