Chegado o Outono, é tempo de se prevenir contra a ameaça de gripe. Veja em que casos a vacina é gratuita, através do Centro de Saúde. Ou fale com o seu médico de família para a adquirir, com receita, na farmácia.
O mês de Outubro marca o início da vacinação contra a gripe. Mais do que uma simples constipação, a gripe pode constituir um sério problema de saúde. No entanto, existe uma vacina para evitar que seja vítima desta doença, ou, caso venha a adoecer, os sintomas sejam mais ligeiros.
O vírus muda bastante e de forma muito rápida. Por isso, a vacina de cada ano é feita com base na experiência do ano anterior, na estirpe do vírus que esteve em circulação, sendo fundamental que as pessoas se vacinem todos os anos, para prevenir o aparecimento da gripe e evitar um agravamento geral do seu estado de saúde.
Mesmo que a pessoa contraia uma gripe, se estiver vacinada a doença não atingirá proporções tão graves como aconteceria se não tivesse tomado a vacina.
A vacinação contra a gripe é fortemente recomendada pela Direção Geral da Saúde (DGS) nos seguintes casos: pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, doentes crónicos e imunodeprimidos com 6 ou mais meses de idade, grávidas e ainda profissionais de saúde, assim como prestadores de cuidados, designadamente em lares de idosos. Entre os 60 e os 64 anos esta vacina é também aconselhável, segundo a DGS.
in:jornalnordeste.com
Sem comentários:
Enviar um comentário