Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Director do Agrupamento de Vila Flor preocupado com a diminuição de alunos

A redução drástica do número de alunos, nas últimas décadas, é a maior preocupação do director do agrupamento de escolas de Vila Flor. Em relação ao ano passado, o agripamento terá perdido entre 30 a 40 estudantes. “A minha maior tristeza e preocupação é a redução drástica no número de alunos. Neste momento, temos praticamente um terço daquilo que seriam há 20 anos atrás”, confessa Fernando Almeida.
O docente de Biologia mostra-se favorável à construção de um centro escolar em Vila Flor, desde que o equipamento não implique o encerramento das restantes escolas no concelho.No que diz respeito ao encerramento de escolas, como aconteceu este ano com a primária de Freixiel, no concelho de Vila Flor, Fernando Almeida considera que nem sempre são avaliadas as situações caso a caso. 
O professor mostra-se contra a opção quando não se atende às especificidades e não são analisadas as alternativas. O director do agrupamento defende ainda que a falta de auxiliares é um dos grandes constrangimentos que enfrenta na gestão diária do agrupamento. “De acordo com a legislação, nós temos todos os assistentes operacionais. Mas no dia-a-dia, esse é o nosso grande problema, eu diria mesmo que o grande constrangimento que o nosso agrupamento e, até generalizando um pouco mais a nível nacional, as escolas sentem é a nível de falta de pessoal não docente”, aponta Fernando Almeida. A escola sede tem ainda placas de amianto. 
A primeira fase de retirada das telhas de fibrocimento começou no último Verão, mas a operação ainda não foi concluída. 
O director do agrupamento de Vila Flor garante que as placas não estão danificadas e que não representam perigo para a saúde pública. Estes são alguns dos temas abordados no Cinco Perguntas desta semana que para ouvir hoje, depois do noticiário das 5 da tarde.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário