Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Fernando Calado apresentou "E já não havia rosas" em Alfândega da Fé

A Câmara Municipal de Alfândega a Fé continua a sua política de divulgação dos autores/as transmontanos/as, com o lançamento e apresentação dos livros e escritores/as da região. Uma forma de promover o contacto dos munícipes com escritores/as de Trás-os-Montes e levá-los/las a descobrir a “cara por trás do livro”.

Isso mesmo foi referido pela Presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, Berta Nunes, durante a sessão de apresentação da obra “E já não havia rosas”, de Fernando Calado. Na altura, a autarca salientou também a importância destas iniciativas no campo do incentivo à leitura e do desenvolvimento cultural. Um trabalho que tem vindo a ser feito através da Biblioteca Municipal de Alfândega a Fé, que desta feita promoveu o encontro de Fernando Calado com alunos/as do 10º ano do Agrupamento de Escolas de Alfândega da Fé. A sessão contou com a leitura de alguns excertos da obra realizada pelos/as alunos/as. 

“E já não havia rosas” é a última publicação da autoria de Fernando Calado .“É um livro de ficção, memórias, afetos e amizade”. O autor confessa que não o sabe classificar “é uma história, quase poemas, emoções e saudades, quase como o saco do pobre da minha infância onde cabia quase tudo.”, mas sempre vai dizendo que “este livro nasceu, à beira duma psicanálise necessária, de racionalizar emoções, de lavar lutos e de novo poder acreditar (…)”. O livro proporciona-nos também uma viagem por todo o nordeste transmontano. 

Fernando Calado é natural de Milhão, Bragança. Licenciado em Filosofia foi Professor de Filosofia na Escola Secundária Abade de Baçal em Bragança. Foi ainda professor na Escola Superior de Saúde de Bragança e no Instituto Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros. Exerceu os cargos de Delegado dos Assuntos Consulares, Coordenador do Centro da Área Educativa e de Diretor do Centro de Formação Profissional do IEFP em Bragança. Publicou vários artigos de opinião e literários em Jornais. Foi diretor da revista cultural e etnográfica “Amigos de Bragança”.

Nota de Imprensa CM Alfândega da Fé

Sem comentários:

Enviar um comentário