sábado, 6 de dezembro de 2014

20 peças de epigrafia romana do concelho de Bragança que não estavam acessíveis ao público podem ser encontradas em exposição, no Centro Cultural Adriano Moreira.

Até 28 de fevereiro de 2015, visite a exposição “Epigrafia Romana do Concelho de Bragança”, no Centro Cultural Municipal Adriano Moreira.

Inaugurada a 5 de dezembro, a mostra (que partilha o espaço com a exposição “Armamentarivm”, organizada com o apoio da Asociación Sofcaple e Asociación Promonumenta, na sequência da cooperação entre as duas cidades geminadas e no âmbito do AECT León-Bragança) dá a conhecer 20 peças, encontradas no Concelho de Bragança, e que estão, na sua maioria, à guarda de particulares. 

“É uma oportunidade única para o os cidadãos verem de perto estas “pedras com letras”, como lhes chamam, já que, normalmente, não estão acessíveis ao público”, explicou o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias.

Já a arqueóloga da Câmara Municipal de Bragança, Clara André, destacou a importância deste património, a partir do qual se pode conhecer um pouco melhor da sociedade romana. “Algumas eram funerárias, outras religiosas, de culto a deuses, e outras que nos falam de uma sociedade de há 2 mil anos”, referiu. 

Sem comentários:

Enviar um comentário