terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Câmara de Bragança aumenta água no próximo ano

A Câmara Municipal de Bragança vai aumentar a taxa da água em um por cento já no próximo ano.
Esta medida é contestada pelos vereadores do Partido Socialista no município, que votaram contra a medida apresentada pelo executivo na última reunião de Câmara.
O vereador socialista, André Novo, classifica este aumento como um embuste político, que vai penalizar a população. “Estamos perante um embuste político, porque se na semana passada a Câmara se orgulhava em reduzir 15 centésimas ao IMI, esta semana aumenta a taxa da água em um por cento”, justifica o socialista André Novo.
O aumento desta taxa é uma proposta da Entidade Reguladora do Serviço de Água e Resíduos, indexada à taxa de inflação. Ainda assim, André Novo entende que é apenas uma recomendação que não devia ser seguida pela autarquia. “Esta proposta não era vinculativa e, portanto, se em Bragança já se paga das taxas de água mais altas do País este aumento é completamente inconcebível”, frisa André Novo.
O presidente da CMB, Hernâni Dias, justifica este aumento com a necessidade de actualizar as taxas de um sistema que é deficitário. “O Município de Bragança, em 2014, não fez essa actualização como recomendou a ERSAR, entretanto este ano como o tarifário continua a ser muito deficitário e entendemos que não é possível que qualquer município consiga suportar as despesas relacionadas com o tratamento e com o abastecimento de água aos cidadãos aumentando o défice anualmente”, justifica o edil.
O autarca desdramatiza este aumento e enaltece que o Município definiu um pacote de medidas sociais para famílias numerosas e carenciadas no sector da água.
“Em Bragança uma família carenciada paga apenas 30 por cento do valor do valor da factura da água e temos também um tarifário próprio para famílias numerosas”, salienta o autarca. 
A factura da água em Bragança vai aumentar um por cento já no próximo ano.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário