quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Director regional de Cultura do Norte defende cooperação entre várias entidades

O director regional de Cultura do Norte defende que o trabalho de divulgação do património cultural da região deve ser feito em rede, em cooperação com entidades outras entidades como municípios, dioceses e associações, de forma a dinamizar a oferta cultural.
António Ponte acredita que o trabalho em rede é a melhor forma de se promover a região e atrair mais visitantes. “Estamos a tentar articular um conjunto de redes patrimoniais, que faça com que as pessoas tenham conhecimento de uns monumentos através de outros. Também queremos, enquanto plano estratégico, dar mais dimensão ao património imaterial. Será determinante para fortificar estes redes de acção no território e tentar contribuir para a redinamização, não só cultural, mas de revitaliazação económica e social que lhe está associada”, entende o antigo director do Museu do Côa. 
António Ponte defende ainda que toda a região Norte deve saber aproveitar o momento de grande dinâmica que o Porto atravessa. 
O responsável acredita que a região deve trabalhar em conjunto para canalizar para outras zonas os turistas que chegam ao grande Porto. “Ganhamos todos em nos associarmos. Temos de ganhar este esforço pela associação de toda a região, numa promoção global, em conjunto, e aproveitar o facto de o Porto estar com grande dinâmica. O nosso grande desafio é conseguir trazer as pessoas para a restante região e penso que isso está a ser paulatinamente conseguido”, refere o director da DRCN. 
À frente da Direcção Regional de Cultura do Norte há um ano, António Ponte salienta que aposta da entidade tem passado em grande parte pela salvaguarda dos monumentos da região, mas o património imaterial vai merecer também uma especial atenção com um programa de registo das tradições de Inverno. 
Estes são alguns dos assuntos abordados por António Ponte em entrevista no Cinco Perguntas desta semana, para ouvir hoje, na Brigantia, depois das notícias das 17 horas e ler na edição desta semana do Jornal Nordeste. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário