Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Museu da Oliveira e do Azeite mira prémio europeu de arquitetura

O Museu da Oliveira e do Azeite de Mirandela está na lista definitiva de finalistas para prémio europeu de arquitetura.

A Comissão Europeia divulgou, ontem, a lista dos 420 candidatos, selecionados de 38 países, nomeados para o Prémio de Arquitetura Contemporânea da União Europeia 2015 e o projeto do arquiteto Manuel Graça Dias, que ainda não abriu as portas ao público, é um dos 19 portugueses nomeados.

O prémio, no valor de 60 mil euros, foi instituído em 1987 pela Comissão Europeia e pela Fundação Mies van der Rohe, com sede em Barcelona, e pretende destacar o excelente trabalho de arquitetura que tem sido desenvolvido nos últimos dois anos através da contribuição de profissionais na União Europeia no desenvolvimento de novas ideias e tecnologias, bem como pretende demonstrar a importância desta arte na construção das cidades.

Em cada edição bienal, o júri seleciona dois trabalhos: um que recebe o Prémio de Arquitetura e outro uma Menção Especial de trabalhos de Arquitetura Emergente, ambos, em reconhecimento de suas qualidades conceituais, técnicas e de construção.

O júri seleciona ainda um conjunto de finalistas de obras que serão incluídas na publicação de um catálogo e numa exposição itinerante europeia.

O Museu da Oliveira e do Azeite de Mirandela – que transforma uma antiga moagem num museu que garante exclusividade à oliveira e ao azeite – foi um dos 19 projetos portugueses selecionados. Curiosamente, foi uma obra que teve sucessivos atrasos, devido a um processo jurídico e falta de financiamento. Levou nove anos a ser concluída, com um investimento a rondar os 700 mil euros, mas ainda não abriu as portas, estando a ser definido todo o seu conteúdo que deverá aumentar os custos em cerca de 200 mil euros. O museu poderá ser inaugurado na Primavera de 2015.

Informação CIR (Rádio Terra Quente)

Sem comentários:

Enviar um comentário