Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Presépios para todos os gostos expostos na Casa Falcão

Está patente na Casa de Falcão, em Macedo de Cavaleiros, uma exposição de presépios de 14 artesãos de vários pontos do país.

É o terceiro ano que esta iniciativa se realiza. Os presépios podem ser comprados, e têm marcas características das regiões de onde são oriundos.

O vereador do Turismo, Rui Costa, conta que há muita adesão a esta exposição.

“A iniciativa dos presépios é o terceiro ano que se realiza no nosso posto de turismo, é uma exposição que tem tido uma adesão muito grande por parte da população. Quase e invariavelmente poucas peças são devolvidas aos artesãos que vêm expor e que de ano para ano são cada vez mais, neste momento são 14 entre os quais temos 4 que são do concelho de Macedo, todos os outros são de todo o país inclusive até Condeixa que é o sitio mais longe, onde existe um artesão com as suas peças expostas, são peças que privilegiam a utilização de materiais recicláveis e a reutilização de materiais, peças originais, que têm tido uma adesão muito grande e as pessoas vão procurar e adquirem grande parte das peças que estão em exposição durante este período.”

Estes presépios são feitos com recurso a materiais reciclados. Rui Costa afirma que a forte adesão se pode explicar com o facto de estes presépios serem diferentes do habitual.

“Para fugirmos do presépio tradicional e as pessoas vão à procura de peças originais, distintas que são diferenciadoras apesar do simbolismo estar carregado da nossa época e temos a oportunidade também de valorizar este trabalho que normalmente é trabalho não de tempo inteiro, são artesãos que vão fazendo nos tempos livres e têm aqui um suplemento em termos de rendimento que as famílias poderão ter.”

A exposição abriu a 15 de novembro, e está à disposição dos visitantes até 15 de janeiro.

Presépios oriundos do concelho macedense, mas também de outros pontos do país, que aliam a tradição à imaginação de 14 artesãos.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário