No dia que se assinala o Dia Mundial da Pessoa com Deficiência, a Santa Casa da Misericórdia de Bragança, que detém o Centro de Educação Especial (CEE), assinou um protocolo com a PSP com vista à segurança das pessoas com deficiência.
O protocolo chama-se “Significativo Azul” e visa sensibilizar e formar as organizações da área da deficiência e reabilitação para apoiarem a PSP na promoção de uma cultura de prevenção de situações de violência e maus tratos contra pessoas com deficiência.
Desde o ano passado, e segundo a PSP, mais de 200 polícias a nível nacional receberam formação específica para saber lidar com pessoas com deficiência. “Significativo Azul” é um protocolo que resulta de uma parceria entre a PSP, a Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social (FENACERCI), Instituto Nacional de Reabilitação (INR) e Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS).
O CEE tem atualmente 80 utentes em Lar Residencial e Centro de Atividades Ocupacionais.Na assinatura deste protocolo estiveram ainda outras instituições do distrito ligadas à deficiência nomeadamente a Associação dos Amigos do Diminuído Intelectual (APADI), Associação Sócio Cultural dos Deficientes de Trás os Montes (ASCUDT), - Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados (Cercimac) e a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental - APPACDM de Mirandela.
Sem comentários:
Enviar um comentário