Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 13 de dezembro de 2014

Tertúlias de Arqueologia: Alfândega da Fé senta-se à mesa com a sua História

A Câmara Municipal de Alfândega da Fé está a organizar um ciclo de tertúlias sobre arqueologia, com o objectivo de promover e divulgar o património arqueológico do concelho.

A primeira iniciativa teve lugar a 25 de novembro, num ambiente descontraído os participantes sentaram-se à mesa com a história e cultura alfandeguense. 

É que associado a este encontro com o património arqueológico surge a vontade de promover e divulgar a gastronomia local. Daí que enquanto os participantes foram ouvindo falar da romanização do Vale do Baixo Sabor, dos vestígios arqueológicos encontrados durante as obras de construção da Barragem do Sabor ou da importância do sítio do Castelinho e de Cilhades à mesa foram chegando os tradicionais enchidos, queijos, azeitonas, a “merenda de alfândega” ou o tradicional caldo à lavrador. Iguarias para degustar, enquanto a conversa se fazia com os arqueólogos convidados para esta sessão. 

Esta foi a forma encontrada para divulgar e informar a população sobre a importância do património arqueológico e a necessidade de o preservar e valorizar. Para a autarquia alfandeguense só é possível valorizar aquilo que se conhece, daí a importância deste ciclo de tertúlias, que podem também assumir-se como um contributo importante para potenciar o turismo cultural através da valorização do património existente no território. 

A próxima tertúlia de arqueologia deverá acontecer já em janeiro, a ideia é que estes encontros ganhem periodicidade bimensal.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário